quarta-feira, 29 de maio de 2024

VOCÊ SABIA QUE SINUSITE PODE CAUSAR MORTE? ENTENDA


foto: Reprodução

A sinusite é uma das doenças infecciosas das vias aéreas mais comuns. Embora pareça um problema simples, pode se agravar se não for tratada adequadamente, podendo até levar ao óbito, conforme alerta o otorrinolaringologista Fernão Bevilacqua, do Alfa Instituto de Comunicação e Audição.

Segundo o especialista, a sinusite mal tratada pode resultar em diversas complicações. “O paciente pode apresentar alteração olfatória, secreção e dor na face, que podem evoluir para uma celulite facial (infecção inflamatória no tecido subcutâneo)”, explica Bevilacqua.

Este quadro pode se agravar ainda mais, afetando os vasos profundos do crânio, responsáveis pela irrigação cerebral. “A infecção pode atravessar a lâmina papirácea que separa a órbita ocular, causando alterações visuais e até cegueira. Um caso de sinusite complicada é extremamente grave, requerendo atenção médica imediata, internação e antibióticos”, reforça o especialista em entrevista ao Terra.

Sinais de agravamento da sinusite

De acordo com Bevilacqua, alguns sintomas podem indicar que a sinusite está se agravando e exigem atenção médica urgente. Entre esses sintomas estão: febre alta, inchaço no rosto ou ao redor dos olhos, alteração na cor da pele na área dolorida da face e um cheiro ruim e persistente no nariz por mais de quatro dias.

Mesmo casos leves de sinusite merecem atenção para evitar complicações. “Portanto, se os sintomas leves não melhorarem com lavagem nasal, spray nasal ou outras medidas caseiras, é essencial procurar um médico para avaliação e evitar os quadros graves da doença”, orienta Bevilacqua.

O especialista também destaca os riscos da automedicação, comum em doenças respiratórias como a sinusite. A automedicação pode mascarar sintomas de doenças graves, retardando a intervenção médica adequada.

“Usar tratamentos preventivos, como lavagem nasal, é aceitável. Para sintomas leves que não prejudicam a qualidade de vida, medicamentos sintomáticos podem ser usados no início da doença. No entanto, nunca se deve tomar antibióticos ou corticoides sem orientação médica, pois isso pode mascarar os sintomas e selecionar bactérias, complicando ainda mais o quadro”, esclarece o especialista.

COM: TBN