quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES INSTALA UNIDADE EM PRESÍDIO E EMPREGA DETENTOS NO SUL DE MINAS

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) e a Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira (Intelbrás) inaugurou nesta terça-feira (12) uma unidade da empresa dentro do presídio de Santa Rita do Sapucaí (MG). O objetivo é oferecer empregos aos detentos da unidade no Sul de Minas.
Pelo menos 60 presos devem trabalhar no galpão de 600 metros quadrados, que teve um investimento de R$ 205 mil. O valor foi arrecadado com verbas e doações de prefeituras e a comunidade da região.
No local, estão previstas atividades como produção de equipamentos de comunicação, roteadores e alarmes. “Antes de tudo, o local vai ser um instrumento de recuperação do indivíduo encarcerado. Vai ser a porta de entrada na sociedade dessa pessoa que estava excluída, ela volta agora capacitada profissionalmente”, explica o secretário adjunto de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves.
“Hoje a gente monta os kits que saem dentro dos produtos nossos. São kits pequenos, kits manuais, são conectores. São itens pequenos e itens de instalação”, explica o engenheiro Adilson Laurindo.
Galpão em presídio de Santa Rita do Sapucaí tem capacidade para trabalho de 60 detentos (Foto: Reprodução EPTV)Galpão em presídio de Santa Rita do Sapucaí tem capacidade para trabalho de 60 detentos (Foto: Reprodução EPTV)
O espaço é pequeno, mas cabem 26 pessoas. 
São 8 horas de trabalho por dia. Os detentos precisam ter bom comportamento e passar por uma triagem profissional. A lei determina que a cada três dias de trabalho, a pena final seja reduzida em um dia. Mas no caso no galpão, o trabalho será remunerado e não haverá redução de pena.

“Ele vai ser treinado e capacitado. A sociedade está entendendo que a pena acaba e o indivíduo retorna à sociedade. Então ele tem que voltar em condição de viver licitamente”, completa o secretário.
Atualmente, 26 detentos do presídio de Santa Rita do Sapucaí já trabalham no setor. Agora, com o novo galpão, a meta é que 60 detentos trabalhem no local.
Empresa de telecomunicação instala unidade em presídio e oferece emprego a detentos (Foto: Reprodução EPTV)Empresa de telecomunicação instala unidade em presídio e oferece emprego a detentos (Foto: Reprodução EPTV)Empretelecomunicação instala unidade em presídio e oferece emprego a detentos (Foto: Reprodução EPTV)

Dê: G1