quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

"ESPERANÇA EQUILIBRISTA" - PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA DESVIOS NA UFMG

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva; segundo informações recebidas por O TEMPO, entre os conduzidos estão o reitor e a vice-reitora da universidade



Oito pessoas foram conduzidas coercitivamente pela Polícia Federal (PF) na madrugada desta quarta-feira (6) durante a operação "Esperança Equilibrista", que apura a não execução e desvio de recursos públicos destinados à construção e implantação do Memorial da Anistia Política do Brasil, financiado pelo Ministério da Justiça e executado pela Universidade Federal de minas Gerais (UFMG). Entre os conduzidos, segundo informações recebidas por O TEMPO, estariam o reitor, Jaime Arturo Ramírez, e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida. 
Além dos mandados de condução coercitiva, a PF também cumpriu 11 mandados de busca e apreensão. Ao todo, participaram da ação 84 policiais federais, 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e dois do Tribunal de Contas da União (TCU). Os dois órgãos auxiliaram a PF desde o início das investigações. 
Ainda de acordo com a corporação, o Memorial foi idealizado em 2008 e visa a "preservação e a difusão da memória política dos períodos de repressão, contemplados pela atuação da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça". O local surgiu a partir da reforma do "Coleginho", no bairro Santo Antônio, onde seria instalada uma exposição de longa duração de obras e materiais históricos. Também aconteceria a construção de dois prédios anexos e de uma praça de convivência. 
Ao todo, segundo o levantamento do inquérito policial, já foram gastos mais de R$ 19 milhões na construção e pesquisas de conteúdo para a exposição, mas o único "produto aparente" é um dos prédios anexos à obra, que ainda está inacabado. 
A PF afirma ainda que, do total repassado à UFMG, quase R$ 4 milhões teriam sido desviados por meio de fraudes em pagamentos realizados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), que foi contratada para pesquisas de conteúdo e produção de material para a exposição do memorial. 
"Os desvios até agora identificados teriam ocorrido por meio de pagamentos a fornecedores sem relação com o escopo do projeto e de bolsas de estágio e de extensão", continua a nota divulgada pela PF.
Por fim, a polícia afirmou que o montante desviado tende a aumentar até a conclusão do inquérito, após a análise dos materiais apreendidos nesta quarta e dos interrogatórios dos conduzidos. 
O nome da operação policial faz referência a um trecho da música “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, considerada o “hino dos anistiados”. Uma coletiva de imprensa acontecerá às 10h para mais esclarecimentos sobre o caso.

Dê: O Tempo