A pequena e mística São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais, é mundialmente conhecida pela sua natureza exuberante e dezenas de cachoeiras que despencam pela imensa serra de granito, onde repousa a cidade.
Totalmente fechada para turistas, desde o início de março, quando o Covid-19 foi considerado pandêmico, STL está entre os seis últimos municípios do Brasil sem nenhum caso de Covid-19 confirmado.
Todos os pontos turísticos permanecem fechados por decreto municipal.
A liminar da Justiça que ordenou o desbloqueio das vias de acesso à São Tomé das Letras aos turistas, trouxe pouco movimento neste primeiro fim de semana.
Algumas pousadas, hotéis e comércios ainda não voltaram a funcionar.
A ordem judicial, autorizou que pousadas e hotéis fossem reabertos com redução da capacidade de lotação e se adotados os devidos cuidados de higiene; bares, restaurantes, lanchonetes só podem trabalhar no sistema de entregas, não podem servir no balcão.
O conflito segue, já que parte dos comerciantes e moradores não concordam com a reabertura, alguns deles decidiram manter os comércios fechados e houveram manifestações públicas na praça central, em frente a sede da prefeitura.
DA: REDAÇÃO