quinta-feira, 28 de setembro de 2017

CENTRO POP PARTICIPA DE REUNIÃO INTERMUNICIPAL SOBRE FLUOXOGRAMA DE MIGRANTES

Hoje, dia 28/09/2017, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, por meio do Centro POP, participou de uma reunião no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Três Corações sobre o Fluxo de Migrantes na região do Sul de Minas com o objetivo de traçar e definir a rota de migrantes, mediante o aumento dessa demanda.
Os municípios de Campanha, Cambuquira, São Tomé das Letras e Carmo da Cachoeira também estiveram presentes visando socializar informações, apresentar as dificuldades e situações encontradas em cada cidade, destacando a importância de orientar os migrantes sobre seus direitos e deveres baseados nas disponibilidades do Município.
Varginha  apresentou o levantamento de dados realizado esse ano pela Equipe Técnica e de Orientadores Sociais do Centro Pop, evidenciando um aumento significativo. Isso é reflexo da atual situação econômica do país, onde o desemprego e a mecanização da mão de obra rural é um agravante motivador da migração.

O resultado dessa iniciativa foi a criação de um grupo no Aplicativo WhatsApp da região para tratar sobre o assunto, mudanças nas rotas de encaminhamentos, discussão de alguns casos, contribuindo na diminuição de gastos com passagens, diminuindo o fluxo, e ampliando a rede de comunicações e parcerias, além de melhorar os encaminhamentos das passagens.