quinta-feira, 19 de julho de 2018

RAIVA MATA - ATENÇÃO PARA VACINAÇÃO ANTI RÁBICA EM VARGINHA


A Prefeitura de Varginha, por meio do setor de Zoonoses, comunica que a Campanha de Vacinação contra a Raiva (para cães e gatos), este ano ocorrerá em dois momentos.  

Na Zona Rural dias 02, 16 e 23 de setembro e na zona Urbana dias 30 de setembro, 14 e 21 de outubro.  Os locais e horários serão divulgados posteriormente.

A raiva é uma doença grave, que não tem cura e mata. Todos os cães e gatos devem receber a vacina uma vez por ano. A vacina é único meio de proteger o animal e de impedir que transmita a doença para o homem.
                      INFORMAÇÕES GERAIS PARA A POPULAÇÃO
      
    Os responsáveis pelos animais devem levar os cães em coleira e os gatos em caixas de transporte ou dentro de um saco adequado para a respiração animal.
    A vacina dos animais será realizada nos horários, dias e postos de vacinação programados. Os vacinadores não estão autorizados a entregar doses de vacinas para terceiros.
   Os animais devem ser conduzidos por adultos responsáveis, e não por crianças ou adolescentes.

   Os animais mais agitados e violentos devem ser levados com a focinheira, para serem vacinados prontamente.
          
         INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA E MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Conceito: A raiva é uma doença infectocontagiosa de alta mortalidade, quase 100%, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem.
Transmissão: se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente por mordedura, por arranhão ou por uma lambedura em mucosas ou feridas na pele.
Nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.
                        

                         Sintomas de um animal infectado pela doença:

Mudança repentina de comportamento, principalmente observada pelo comportamento de se esconder da luz e de barulhos, que lhes causam excitação excessiva.
    Dificuldade de ingestão de água e alimentos e salivação excessiva.
   Agressividade além do normal.
Lembrete: Se um animal lhe ferir, morder, lamber e/ou arranhar, procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, mesmo que o animal tenha sido vacinado.