quinta-feira, 6 de junho de 2019

DILMA NO CHÃO: CASA CIVIL RESTRINGE VOOS E REDUZ MORDOMIAS DA EX PRESIDENTE DILMA

Dilma reage à decisão da Casa Civil: ‘É um escândalo que eu não possa viajar’


Parecer determinou que viagens com aeronaves da FAB seriam restritas a Porto Alegre

BRASÍLIA — A presidente afastada Dilma Rousseff reagiu, neste sábado, à decisão da Casa Civil que limitou seu deslocamento com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) a idas e vindas de Porto Alegre, cidade onde a petista tem família. O parecer do ministério foi emitido na sexta-feira. Em mensagem publicadas nas redes sociais, Dilma classificou a decisão como "ilegítima" e "escândalo".
"Eu vou viajar. Houve uma decisão da Casa Civil ilegítima, provisória e interina, cujo objetivo é proibir que eu viaje. É um escândalo que eu não possa viajar para o Rio, para o Pará, para o Ceará… Isso é grave. Eu não posso, como qualquer outra pessoa, pegar um avião (comercial). Tem de ter todo um esquema garantindo a minha segurança, pela Constituição. É a Constituição que manda. Estamos diante de uma situação que vai ter de ser resolvida. Eu vou viajar!", escreveu a presidente afastada.

O parecer da Casa Civil também determinou a redução dos assessores especiais que estão a serviço de Dilma, dos atuais 35 para 15. Os cerca de 130 funcionários que trabalham diariamente no Palácio da Alvorada, residência oficial, serão mantidos. Outra mudança a que Dilma terá de se adaptar é o financiamento das viagens de seus assessores, que passarão a receber uma diária e não mais contarão com cartões corporativos.

A justificativa para a restrição das viagens, segundo uma fonte da Casa Civil, é que Dilma, como está afastada, não tem uma agenda oficial e portanto não "faz sentido" que ela tenha direito a deslocamento ilimitado. Outra ponderação é que para toda viagem de Dilma é preciso que saia antes um Escalão Avançado (Escav) com uma equipe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) avaliando os locais que ela percorrerá de forma a prever riscos aos quais ela estaria submetida. A Casa Civil explicou que se Dilma quiser fazer uma viagem que não seja para Porto Alegre, ela pode solicitar ao GSI, que irá analisar caso a caso.

DO: G1