quinta-feira, 27 de junho de 2019

HOSPITAIS DO SUL DE MINAS SERÃO TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM VARGINHA

Evento: Audiência pública da Comissão de Saúde para debater os problemas financeiras dos hospitais do Sul de Minas
Data e horário: Sexta-feira (28), às 9 horas
Local: Theatro Capitólio de Varginha (Rua Presidente Antônio Carlos, 522, Centro)

Deputados vão a Varginha tratar de questões financeiras de instituições da própria cidade, de Pouso Alegre e de Itajubá.


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao Sul de Minas debater com autoridades os problemas financeiros do Hospital Regional de Varginha, do Hospital Samuel Libânio, de Pouso Alegre, e do Hospital Escola e da Santa Casa, ambos de Itajubá. Os atrasos nos repasses do Estado serão o foco da discussão.
A audiência será nesta sexta-feira (28/6/19), às 9 horas, no Theatro Capitólio de Varginha (Rua Presidente Antônio Carlos, 522, Centro), a requerimento do deputado Professor Cleiton (DC). Ele lembra que o Hospital Regional de Varginha é referência de saúde para toda a região, mas sofre com constantes atrasos nos repasses do Estado e do Instituto de Previdência dos Servidores (Ipsemg).
Há algum tempo, segundo Professor Cleiton, o Hospital Regional de Varginha vem “administrando dívidas”, sem, contudo, deixar de prestar atendimento de qualidade. Porém, com o agravamento da crise financeira, alguns programas importantes da instituição estão comprometidos. A situação seria semelhante em outros hospitais do Estado, incluindo-se os que serão tema da audiência.
Na última semana, a imprensa noticiou a demissão de 76 funcionários do hospital, em função de dívidas que chegariam a R$ 60 milhões. Professor Cleiton defende a regularização dos repasses e a discussão de alternativas para que sejam mantidos todos os atendimentos prestados.
“É evidente que os gastos com a saúde prescindem de otimização dos recursos com o objetivo de atender o máximo de pessoas possível sem que, contudo, se comprometa a qualidade dos serviços prestados à população, especialmente àqueles que não possuem outras alternativas ao Sistema Único de Saúde”, justifica.
Convidados – O presidente do Conselho Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas (Varginha), Frederico Nunes, assim como o diretor do hospital, Luiz Fernando Bandeira, já confirmaram presença na audiência. Também são aguardados representantes do Governo de Minas.