Data e horário: Sexta-feira (28), às 9 horas
Local: Theatro Capitólio de Varginha (Rua Presidente Antônio Carlos, 522, Centro)
Deputados vão a Varginha tratar de questões financeiras de instituições da própria cidade, de Pouso Alegre e de Itajubá.
A audiência será nesta sexta-feira (28/6/19), às 9 horas, no Theatro Capitólio de Varginha (Rua Presidente Antônio Carlos, 522, Centro), a requerimento do deputado Professor Cleiton (DC). Ele lembra que o Hospital Regional de Varginha é referência de saúde para toda a região, mas sofre com constantes atrasos nos repasses do Estado e do Instituto de Previdência dos Servidores (Ipsemg).
Há algum tempo, segundo Professor Cleiton, o Hospital Regional de Varginha vem “administrando dívidas”, sem, contudo, deixar de prestar atendimento de qualidade. Porém, com o agravamento da crise financeira, alguns programas importantes da instituição estão comprometidos. A situação seria semelhante em outros hospitais do Estado, incluindo-se os que serão tema da audiência.
Na última semana, a imprensa noticiou a demissão de 76 funcionários do hospital, em função de dívidas que chegariam a R$ 60 milhões. Professor Cleiton defende a regularização dos repasses e a discussão de alternativas para que sejam mantidos todos os atendimentos prestados.
“É evidente que os gastos com a saúde prescindem de otimização dos recursos com o objetivo de atender o máximo de pessoas possível sem que, contudo, se comprometa a qualidade dos serviços prestados à população, especialmente àqueles que não possuem outras alternativas ao Sistema Único de Saúde”, justifica.
Convidados – O presidente do Conselho Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas (Varginha), Frederico Nunes, assim como o diretor do hospital, Luiz Fernando Bandeira, já confirmaram presença na audiência. Também são aguardados representantes do Governo de Minas.