sexta-feira, 14 de junho de 2019

SEDUC PARTICIPA DO 3º SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA (III SIEGEP) PROMOVIDO PELA UFLA

 Ontem, 13/6, a Secretaria Municipal de Varginha (SEDUC) marcou presença no 3º Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (III SIEGEP), promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e organizado pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP) do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Além de discentes e docentes da UFLA, o evento contou com a participação da secretária municipal de Educação de Varginha, Professora Rosana Carvalho, da fundadora da Rede pela Paz, Sandra Mara Vicente, de Belo Horizonte, e da fundadora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) em Campo Limpo (SP), Professora Eda Luiz, que apresentaram diversas práticas empreendedoras e de sucesso realizadas em seus municípios. Estavam presentes também, a assessora de gabinete, Angélica Lima, e a coordenadora de projetos, Solange Conde, representando a equipe SEDUC/Varginha.

Como a proposta do evento era difundir o conhecimento nas áreas de inovação, empreendedorismo e gestão pública, a Secretária de Educação, Rosana Carvalho, discorreu sobre as diversas práticas exitosas e empreendedoras implementadas na Rede Municipal de Ensino de Varginha, no decorrer da atual gestão. Tais práticas estão em destaque no Projeto “Ações Empreendedoras” da UFLA – Universidade Federal de Lavras, através da cartilha de “Boas Práticas para a Gestão Escolar” e visam servir como norte e inspiração para que outros gestores escolares possam lidar com questões cotidianas, auxiliando na práxis escolar.

Logo após as palestras foi realizada uma mesa redonda, na qual as palestrantes interagiram com a plateia, responderam aos vários questionamentos e dúvidas colocados pelos presentes e ao final, foram muito elogiadas por suas apresentações.
Durante os dois dias do simpósio também foram ofertados minicursos e apresentações de artigos, em sessões específicas, e resumos em forma de pôsteres.



Por: Solange Conde/SEDUC