quarta-feira, 29 de julho de 2020

IMPORTANTE – VÍDEO CONSULTA GRATUITA PARA SINTOMÁTICOS DO COVID

Se você conhece alguém que está sem convênio e que está com algum sintoma da COVID-19 (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta), orientem para entrar na plataforma do “MISSÃO COVID” - missaocovid.com.br .

 É uma plataforma que conecta o paciente com um grupo de médicos que se reuniu para atender gratuitamente as pessoas com os sintomas.

A pessoa se cadastra e rapidamente um médico entra em contato e faz uma vídeo consulta.

 


 

Espalhe, para ajudar 🙏


GOVERNO LOCAL BUSCA REATIVAÇÃO DA LINHA FÉRREA E ANUNCIA A NOVA EMPRESA AÉREA QUE VAI ATENDER


A visita do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant a Varginha, nessa terça-feira, 28, foi extensa e dinâmica e focou em assuntos preponderantes para que o município e a região prossigam no caminho do desenvolvimento, do progresso e consequentemente na geração de empregos. 

FOTO: ILUSTRAÇÃO ESTAÇÃO
FERROVIÁRIA DE VARGINHA 

A reativação da rodovia Centro Atlântica interligando Varginha aos portos como o de Santos esteve na pauta da visita da comitiva governamental mineira. 

Esse projeto pode se tornar realidade, após a exposição de visitas técnicas e análises feitas pelo Porto Seco Sul de Minas com apoio da Prefeitura que buscam apoio junto ao governo mineiro. 

Na prática, com a facilidade de escoamento de mercadorias por esse meio de transporte, o ramal empresarial e comercial ganhariam ímpeto cujos reflexos atingiriam a geração de mão-de-obra.

Também foi anunciada a vinda de uma nova empresa área que servirá Varginha e o entorno. Trata-se da Sky Lol que terá sede no município. “Com a manutenção da prestação de serviços aéreos juntamente com o projeto da reativação das linhas férreas ofereceremos dois relevantes meios de transporte para a nossa região, beneficiando empresários e a população em geral “, ressaltou o prefeito Vérdi Melo que recepcionou o vice-governador Paulo Brant, às 8h, no Aeroporto, acompanhado do secretário de Governo e de Habitação e Desenvolvimento Social Honorinho Ottoni e pelo vereador Leonardo Ciacci.

A visita técnica começou no Porto Seco Sul de Minas onde o empresário Cleber Marques de Paiva levou todos para conhecer os armazéns logísticos da Eurofarma, Unilever, Libbs, Cimed, Lumileds, Renesola, Philips, Medical, Philips Lighting, Nacional Comercial Hospitalar, Medlog, Cellera e Boticário.

Em seguida a comitiva foi a Cesulab, plataforma de tecnologia para inteligência artifical com parceria do Grupo Unis, cuja incubadora já funciona em um prédio na Vila Pinto onde detalhes desse empreendimento foram apresentados pelo reitor Stéfano Barra Gazzola. O vice-governador, Paulo Brant, enfatizou os benefícios da tecnologia comprovadamente nessa pandemia que tem sido uma ferramenta ímpar para a educação, justificando a importância desse projeto em Varginha.

Logo após, a equipe retornou ao Porto Seco onde foi apresentado um vídeo explicativo da Cidade Inteligente que prima pela sustentabilidade e inovação. O vice-governador sobrevoou o local onde será instalada a Cidade Inteligente, uma centro tecnológico que contará com o apoio de árabes. Brant destacou a importância dos municípios buscarem apoio junto ao governo do Estado demonstrando a satisfação com a visita a Varginha. 

Ele disse estar impressionado com a dimensão do Condomínio Citilog – onde estão instalados os armazéns empresariais – e elogiou o empreendor Cleber Marques de Paiva e o prefeito de Varginha pela estrutura do município.

Para o prefeito Vérdi Melo, a visita do vice-governador de Minas e sua comitiva dão ímpeto aos empreendimentos que estão sendo implantados e reforçam que a gestão municipal segue com o trabalho sério e eficiente em prol da população.

COM: ASCOM/PMV

terça-feira, 28 de julho de 2020

VICE GOVERNADOR EM VARGINHA: PAULO BRANT FOI RECEPCIONADO PELO PREFEITO VÉRDI MELO E COMITIVA

A aeronave oficial pousou em Varginha  trazendo o Vice-governador de MG. 

 


Visita oficial é desdobramento de reuniões da semana passada em BH visando a concretização da “Cidade Inteligente”; também será apresentado estudo sobre a viabilidade do retorno do transporte ferroviário

 O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, acaba de desembarcar no aeroporto de Varginha, nesta manhã de terça-feira, 28, onde foi recepcionado pelo prefeito Vérdi Lúcio Melo, pelo secretário de Governo, Honorinho Ottoni e pelo vereador Leonardo Ciacci.

 A comitiva do Governo do Estado de Minas Gerais vai conhecer a estrutura do Porto Seco incluindo os armazéns logísticos de empresas como a Eurofarma, Unilever, Libbs, Cimed, Lumileds, Renesola, Philips Medical, Philips Lighting Nacional Comercial Hospitalar, Medlog e Cellera (Boticário).

 A equipe vai conhecer a plataforma tecnológica para Inteligência Artificial, com parceria do Grupo Unis e participará de debate sobre a malha ferroviária, com apresentação de visitas técnicas e análises pelo Porto Seco de Minas para a viabilidade de transporte ferroviário até os principais portos do Brasil.

 O vice-governador fará uma visita aérea no local onde será instalada a Cidade Inteligente (no Distrito de Fausto Ribeiro, a cerca de 5Km e 15 minutos do Porto Seco). 

Essa visita a Varginha é fruto das reuniões iniciadas na semana passada em Belo Horizonte com o governador Romeu Zema e da videoconferência com o vice-presidente do Brasil general Hamilton Mourão, o governador Zema, alguns secretários de Estado e com ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah bin Zayed al Nahyan.

“Todas essas negociações tem o objetivo de consolidar o projeto do empresário Cléber Marques Paiva para instalar em Varginha um Centro Tecnológico com investimento dos Emirados Árabes e a contrapartida de produtos e informações tecnológicas, sendo altamente sustentável”, explica o prefeito Vérdi Melo.

 


sexta-feira, 24 de julho de 2020

VARGINHA: NOVO DECRETO ESTABELECE NORMAS PARA PRÁTICAS ESPORTIVAS E COMERCIAIS ESPECÍFICAS

 Nº 9.901, DE 23 DE JULHO DE 2020

  ESTABELECE CRONOGRAMA PARA AUTORIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DETERMINADAS E HORÁRIOS E DIAS DE FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES COMERCIAIS QUE ESPECIFICA.

               O Prefeito do Município de Varginha, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, consubstanciado no artigo 93, inciso I, alínea “a”, da Lei Orgânica do Município e, ainda,


              CONSIDERANDO as disposições estabelecidas na Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, a qual trata de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19);

 

              CONSIDERANDO a Portaria nº 1.565 de 18 de junho de 2020, expedida pelo Ministério da Saúde, a qual dispõe sobre a retomada segura das atividades e o convívio social seguro, estabelecendo ser de competência das autoridades locais e dos órgãos de saúde locais a decisão, após avaliação do cenário epidemiológico e capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, quanto à retomada das atividades;

 

              CONSIDERANDO que os Municípios, nos termos do artigo 30, incisos I e II da Carta da República, têm estatura constitucional para legislar sobre assuntos de interesse local, podendo, inclusive, suplementar a legislação federal e a estadual;

              CONSIDERANDO que em decorrência das ações já implementadas pelo Município, sobretudo o distanciamento social instituído desde o dia 18 de março de 2020, com aumento gradativo das restrições, houve resultado satisfatório, de modo que a situação epidemiológica relacionada à COVID-19 se mantém controlada, a qual possibilitou, inclusive, a liberação presencial de outras atividades comerciais;

 

              CONSIDERANDO a estabilização da curva da COVID-19 no Estado de Minas Gerais e na cidade de Varginha;

 

 

              CONSIDERANDO a necessidade premente de retomada da economia local, pleno emprego e bem-estar social cumulado com o direito fundamental à saúde, à luz dos postulados da razoabilidade e proporcionalidade, todos com base constitucional;

 

              CONSIDERANDO que incumbe ao Poder Executivo Municipal a execução de políticas públicas relacionadas à saúde, entre outras, tratando-se de atos de gestão e mérito administrativo, balizados pelos critérios de oportunidade e conveniência (discricionariedade) fundamentados;

 

              CONSIDERANDO a possibilidade de retorno de atividades diversas consideradas não essenciais, desde que adotados critérios rigorosos de proteção sanitária, somados à efetiva e ostensiva fiscalização a ser realizada por parte do Poder Público Municipal e dos demais órgãos de fiscalização e policiamento;

 

              CONSIDERANDO que o Município ampliou sua rede de suporte na área da saúde, inclusive com a inauguração do Hospital de Campanha, com o aumento do número de leitos de enfermaria e de Unidades de Tratamento Intensivos - UTI’s, e aquisição de ventiladores mecânicos e equipamentos diversos a serem utilizados nos cuidados médico-hospitalares aos pacientes portadores da COVID-19;

 

              CONSIDERANDO a manifestação favorável, por maioria, dos membros do Gabinete de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus, estabelecido pelo Decreto Municipal nº 9.776/2020;

 

              CONSIDERANDO a manifestação favorável da Secretaria Municipal da Saúde, através de sua Vigilância Sanitária;

 

              CONSIDERANDO, por fim, que as regras relacionadas a esta matéria poderão ser alteradas a qualquer tempo, mediante análise técnica dos setores competentes;

 

              DECRETA:

 

              Art. 1º Fica autorizada a prática de esportes coletivos profissionais e respectivas competições no Município de Varginha, a partir do dia 25 de julho de 2020.

 

              Parágrafo Único. A prática das atividades esportivas profissionais de que trata o caput poderão ser realizadas no estádio municipal de Varginha.

 

              Art. 2º A prática esportiva coletiva amadora realizada em estabelecimentos que possuam alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal de Varginha fica autorizada, a partir do dia 09 de agosto do corrente ano, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS, e desde que cumpridos os respectivos protocolos de contingenciamento aprovados pela SEMUS.

 

              § 1º A prática de atividades esportivas amadoras em equipamentos públicos municipais fica autorizada a partir de 01 de setembro de 2020, desde que atendidas as determinações sanitárias expedidas pelo Poder Público.

 

              § 2º As atividades esportivas amadoras diversas realizadas em espaços coletivos que não disponham de alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal de Varginha poderão ser realizadas a partir de 15 de setembro de 2020, desde que atendidas as determinações sanitárias expedidas pelo Poder Público.

 

              Art. 3º Fica autorizado o horário e os dias de funcionamento dos Shopping Centers, a partir de 02 de agosto de 2020, das 10h às 20h, de 2ª feira a domingo, inclusive feriados, ficando vedada a entrada nos estabelecimentos a partir das 19h.

 

              Art. 4º O comércio em geral fica autorizado a funcionar, a partir de 15 de agosto de 2020, das 9h às 18h, de 2ª feira à 6ª feira, e de 9h às 14h, aos sábados, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.

 

              Art. 5º A Secretaria Municipal da Saúde fará publicar, até o dia 01 de agosto de 2020, cronograma e protocolos para o funcionamento das atividades esportivas amadoras estabelecidas no presente decreto.


quinta-feira, 23 de julho de 2020

ATENÇÃO BAIRRO BOM PASTOR: TEM MUTIRÃO DE LIMPEZA NA QUARTA FEIRA DIA 29


Mutirão de limpeza de quarta-feira,29,  será na primeira parte do bairro Bom Pastor

O Mutirão da Dengue da próxima quarta-feira, dia 29, será realizado na parte do bairro Bom Pastor (devido a extensão do bairro, o mutirão será dividido em duas etapas - ver relação de ruas a serem trabalhadas abaixo)das 7h30 às 13h.

Assim, parte deste bairro estará sendo contemplado com mais um mutirão de limpeza, afim de eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti e demais espécies de mosquitos;

Solicitamos aos moradores para que retirem de suas casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h30 todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, objetos que possam acumular água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez!

Relação de ruas que serão trabalhadas na 1ª parte do bairro Bom Pastor

Rua Santa Margarida
Praça Odorico Venga
Rua Dr. Antônio Francisco de Oliveira
Rua Profº Liamar Lomeu
Rua Dr. Francisco Rosemburg
Rua Afonso Rossignoli
Rua Otávio Pimenta de Moraes
Rua Álvaro Mendes
Rua Dr. José de Assis Ribeiro
Av. Presidente Kennedy
Rua Oscarlina Prado
Rua Santa Luzia
Rua Alzira Magalhães Barra
Rua Antônio Galvão
Rua Eutêmio Tavares
Av. Dr. Amir Reis
Rua Profª Elisa Carvalho
Av. Plínio Salgado da esquina da Av. Brasil até a Praça Odorico Venga
Av. Catarina Limborço esquina da Av. Plínio Salgado até a esquina da Rua Santa Margarida
Rua Santa Catarina esquina da Av. Plínio Salgado até a esquina da Rua Santa Margarida
Rua Allan Kardec esquina da Rua Oscarlina Prado até a esquina da Rua Santa Margarida
Rua Tenente Joaquim Pinto esquina da Rua Santa Luzia até a esquina da Rua Santa Margarida
Av. Arthur Salviolo Lima esquina da Rua Santa Luzia até a esquina da Rua Santa Margarida
Rua Presidente Tancredo Neves esquina da Av. Presidente Kennedy até a esquina da Rua Santa Margarida
Rua João Urbano de Figueiredo esquina da Rua Álvaro Mendes até a esquina da Rua Santa Margarida

Ressaltamos também, que não serão recolhidos pelos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.

Haverá  panfletagem orientativa nos imóveis do bairro nos dias anteriores ao mutirão.

" Bairro limpo é sinônimo de bairro saudável..."

" O lixo que você joga nas ruas e terrenos baldios, acaba voltando pra sua casa, em forma de doenças".

Denuncie! Via telefone: setor de vigilância ambiental
(3690-2230)

Via email: denguedenuncias@varginha.mg.gov.br
Guarda civil municipal - fone: 153

HOMEM QUE DESEJAVA PUBLICAMENTE E INSISTENTEMENTE A MORTE DE BOLSONARO, SOFRE AVC E MORRE

Desejar a morte de um semelhante é algo que só faz mal ao autor do ato insano.

Principalmente quando o alvo de tanto ódio é alguém que possui uma legião imensa de pessoas que o admiram e que torcem pelo seu sucesso.

Um cidadão de nome Fábio França, em diversas oportunidades desejou explicitamente a morte do presidente da República.

Despejava uma carga enorme de energia negativa na direção de Bolsonaro.

O mal que ele desejava a outrem, retornou em sua própria direção.

Nesta terça-feira (21) Fábio França foi vítima de um implacável AVC.

Não vale a pena tanto ódio.

O Sindicato do Bancários publicou uma nota em homenagem a seu colaborador:

“É com imenso pesar que o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lamenta a morte, ocorrida nesta terça-feira 21, em decorrência de um AVC e de uma pneumonia, do companheiro Fábio França, professor há oito anos dos cursos preparatórios de certificação para a Anbima (CPA-10,CPA-20 e CEA), do Centro de Formação Profissional do Sindicato (CFP), e da Faculdade 28 de Agosto (28A).
Muito querido pelos alunos e também por dirigentes e funcionários do Sindicato, o professor Fábio França também participou, nesse ínterim, de vários cursos preparatórios para concursos públicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
‘Além da importância no processo de certificação de centenas de bancários que passaram pelo nosso Centro de Formação Profissional, o Fábio acabava construindo uma relação de amizade com os alunos em sala de aula. Era muito competente, transparente, leve e divertido. Apostava chocolates desafiando os alunos a responderem determinadas questões sobre algum conteúdo e, muito sacana, quase sempre ganhava’, lembra com carinho a dirigente Erica de Oliveira, secretária de Formação do Sindicato.
‘Perdi um amigo, irmão, professor, militante. Perdi um alicerce. Fábio era ‘zika’, autêntico, polêmico, competente e dono de um coração solidário maior do que ele. Literalmente era uma estrela, de muita luz’, lamenta o professor Pio Mielo, presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul e da Focar, parceira do Sindicato no Centro de Formação Profissional.
Neste momento de dor e saudade, o Sindicato estende as condolências a familiares e amigos.
Professor Fábio, presente!”

PREFEITURA QUER MULTA DE R$ 100 PRA QUEM ESTIVER SEM MÁSCARA NA RUA E EM ESTABELECIMENTOS

A Prefeitura de Varginha encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal nesta quarta-feira, 22, que determina multa de R$ 100,00 para quem não estiver com máscara nas ruas e em estabelecimentos. A medida foi tomada devido ao descumprimento do uso de obrigatório de máscara conforme já havia sido estipulado pelas autoridades competentes para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O uso de máscaras para circulação na cidade passou a ser obrigatório mediante Decreto Municipal, há quase três meses.
Em caso de reincidência no descumprimento, a multa será duplicada. A pessoa autuada deverá, no prazo de 30 dias, retirar junto ao Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda, a guia para pagamento na rede bancária, sob pena de inscrição em dívida ativa, protesto extrajudicial e execução fiscal.
Os valores das multas arrecadados serão utilizados, exclusivamente, para ações de prevenção e combate à COVID-19.
De acordo com o projeto de lei “a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção das vias aéreas no interior de quaisquer estabelecimentos deve ser exigida por seus responsáveis, sob pena de suspensão ou cassação do alvará de funcionamento, conforme as normativas municipais”.

COM: ASCOM/PMV

VARGINHA GANHA O PRIMEIRO LABORATÓRIO DE SÍNDROMES GRIPAIS



UBS do Bom Pastor passa a atender em horário estendido inclusive aos sábados

A Prefeitura de Varginha recebeu hoje uma ótima notícia. No Diário Oficial da União de hoje, através da Portaria 1797, o município foi contemplado com a autorização para o credenciamento de 04 Centros de Enfrentamento da Covid 19, que em Varginha serão chamados de Ambulatórios de Síndromes Gripais.

O primeiro Centro de Atendimento Integrado , instalado na UBS do bairro Bom Pastor, iniciou suas atividades nesta quarta-feira, 22, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 15h, com atendimento de rotina e das 15h às 21h com atendimento para pacientes portadores de síndromes gripais, oferecendo sala de acolhimento, triagem, consulta médica e testagem quando necessária. O Centro de Atendimento Integrado também funcionará aos sábados das 7h às 17h exclusivamente para sintomáticos respiratório e síndrome gripal. De maneira que passa a ser um ponto a mais de porta de entrada para abordagem de síndrome gripe e sintomáticos com suspeição de Covid. Onde teremos médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem”, explicou o secretário de saúde Luiz Carlos Coelho.

Segundo ele serão quatro quadrantes, sendo que os outros três serão instalados nos próximos dias nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Barcelona, Canaã, Santana. “Com isso os PSFs e a UBSs poderão retomar com as atividades habituais dentro de um cronograma pré estabelecido, desafogando a UPA e o Hospital Bom Pastor.

Esta foi uma grande notícia para a nossa administração”, comemorou o prefeito Vérdi Melo. Ele que vem desde o início da pandemia da Covid 19 trabalhando junto com a equipe da Secretaria de Saúde, no sentido de possibilitar atendimento de qualidade para a população. “Desde o início voltamos nossas ações para o enfrentamento do Coronavírus, equipamos o hospital Bom pastor e a UPA, readequamos as estruturas da UBSs, instalamos o Hospital de Campanha, reestruturamos a distribuição de medicamentos, enfim, estamos focados nesta batalha, e paralelamente conciliando a volta progressiva do comércio local, de maneira responsável.

COM: ASCOM /PMV

CEMIG INSTALA AQUECEDORES SOLARES EM RESIDÊNCIAS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA EM VARGINHA

Ao todo, duzentas e onze famílias serão beneficiadas pela inciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig que visa combater o desperdício de energia com sistema de aquecimento solar.

Foto: Ilustração NET

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, famílias carentes de Varginha estão recebendo uma ajuda extra para reduzir o consumo de energia elétrica em suas casas. 
A Cemig está instalando sistemas de aquecimento solar nas residências de duzentas e onze famílias de baixa renda previamente identificadas pelos agentes da empresa na comunidade.
A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao Programa de Eficiência Energética da empresa, que beneficiou nos últimos meses cerca de duas mil famílias de baixa renda em vários bairros de Varginha com a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED.
A instalação dos aquecedores solares está em fase adiantada. “Este é um benefício relevante se considerarmos que o chuveiro elétrico representa cerca de 30% do consumo de energia doméstico”, explica o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz. Entre os requisitos para receber o benefício, o cliente deve estar regularmente inscrito nos programas sociais do governo federal, ser cadastrado na tarifa social e estar em dia com as contas de luz.
O projeto quer justamente combater o desperdício de energia elétrica nas residências dessas famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais, instalação de sistemas de aquecimento solar e substituição de lâmpadas ineficientes por outras de tecnologia LED, que são mais econômicas e apresentam maior durabilidade”, explica Ronaldo Lucas.
Além de lâmpadas e aquecedores, algumas famílias também tiveram a geladeira substituída. Para esse processo, a Cemig realiza um levantamento segundo critérios de consumo e verifica as condições em que o equipamento é encontrado. Os refrigeradores e lâmpadas ineficientes são recolhidos e destinados à reciclagem.

Programa de Eficiência Energética e comunidades

As iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig em comunidades tem um largo histórico de investimentos, sendo destinados, desde 2008, mais de R$ 244 milhões, que beneficiaram clientes de baixa renda de 545 municípios mineiros.
O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

OPINIÃO: A TIRANIA DA CULTURA DO CANCELAMENTO

Trump está certo: a cultura do cancelamento está destruindo a liberdade de pensamento
17 JUL 2020, 09:30
Trump está certo. A cultura do cancelamento é a arma principal no arsenal dos intolerantes. Em seu discurso de 4 de julho no Monte Rushmore, Trump falou sobre a “arma política da cultura do cancelamento” — a sede totalitária de “afastar pessoas de seu emprego, envergonhar dissidentes e exigir uma submissão total de quem discordar”.
Sobre o culto ao empoderamento, a ideologia do politicamente correto que diz que há apenas uma maneira de pensar sobre história, raça, gênero e inúmeras outras questões, Trump declarou: “Se você não fala a língua deles, realiza seus rituais, recita seus mantras, e segue seus mandamentos, será censurado, banido, incluído na lista negra, perseguido e punido”.
Qualquer pessoa que tenha estado atenta nas últimas quatro semanas saberá que Trump está certo. Terá testemunhado a raiva furiosa e misógina contra J. K. Rowling por se recusar a falar a língua das novas elites despertadas — a criadora do personagem Harry Potter apenas comentara no Twitter que o termo “pessoas que menstruam”, utilizado numa reportagem, poderia perfeitamente ser substituído por “mulheres”; houve, então, um violento furor, sob alegação de que ela estaria sendo preconceituosa contra homens trans que menstruam. Observadores diligentes lembrarão que o secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Dominic Raab, foi severamente criticado por dias por não se ajoelhar em reverência ao slogan Black Lives Matter e a toda a bobagem identitária que se esconde por trás disso.
E eles viram o ator negro e apresentador de TV Terry Crews ser denunciado como traidor da raça por se recusar a recitar os mantras do novo identitarismo — no caso de Crews, expressando preocupação de que o grito “vidas negras importam” possa se transformar em uma crença de que “vidas negras são melhores”. Em suma, Crews estava flertando com a grande blasfêmia de nosso tempo — a ideia de que “todas as vidas são importantes”.
Há os que estão convencidos de que têm todas as ideias certas e precisam reorganizar a mente  daqueles que não as têm
E, no entanto, qual tem sido a resposta das elites liberais ao discurso de Trump? Negação pura e bizarra. Elas insistem que a cultura do cancelamento é um mito. Dizem que não há guerra cultural contra o passado ou contra os valores morais e culturais das pessoas comuns. É uma mentira espalhada por gente de direita como Trump. De fato, se alguém está iniciando uma guerra cultural, é Trump, dizem. “Trump alimenta a guerra cultural no Monte Rushmore”, como dizia a manchete do jornal The New York Times.
Por que é uma guerra cultural quando Trump critica a cultura do cancelamento e defende a Revolução Americana, mas não é uma guerra cultural quando o New York Times lança um vasto projeto multimídia para diminuir a importância de 1776, o ano em que a América declarou independência, e elevar a relevância de 1619, o ano em que os escravos chegaram aos Estados Unidos? Por que é uma guerra cultural quando Trump incentiva seus apoiadores a enfrentar o novo autoritarismo, mas não há guerra cultural quando o New York Times cede a seus jovens funcionários empoderados e despede seu editor de opinião pelo crime de publicar um artigo “errado” sobre os recentes distúrbios relacionados à morte de George Floyd? Por que é uma guerra cultural quando quem é de direita reclama de intolerância e censura, mas não uma guerra cultural quando as elites culturais impõem tais coisas?
A reação ao discurso de Trump no Monte Rushmore forneceu uma visão fascinante da situação contemporânea, da perspectiva daqueles que estão convencidos de que têm todas as ideias certas e que agora precisam limpar e reorganizar a mente daqueles que não as têm.
A vida no espaço de autorreforço da opinião correta distorce o intelecto humano
O mais impressionante é a dissonância cognitiva. Mesmo quando as estátuas continuam a cair, essas pessoas afirmam que não há guerra cultural contra os valores do passado. Mesmo que as imagens de George Washington sejam queimadas e abusadas e os monumentos a Cristóvão Colombo sejam decapitados e manchados de insultos, elas insistem que não há guerra cultural — exceto daqueles que dizem “deixe as estátuas em paz”, é claro. Mesmo que J. K. Rowling continue sendo submetida a uma série de insultos misóginos, elas alegam que não existe uma cultura séria de intolerância. Mesmo que as pessoas literalmente percam o emprego por criticar o Black Live Matter, elas dizem que o cancelamento do politicamente correto é um mito inventado pelos apoiadores da direita.
É notável. E revelador. Impressiona o nível de autoengano e revela que a vida dessas pessoas se restringe a uma câmara de eco. Pois quando você habita um “espaço seguro”, quando se volta contra o que considera difícil, desafiador ou simplesmente divergente, uma série de coisas ruins acontece. Você se torna dogmático, uma vez que se apega cada vez mais a suas crenças não porque as testou na esfera pública (isso é muito assustador), mas porque simplesmente sabe que elas estão certas. Torna-se menos adepto do pensamento crítico e da autorreflexão crítica. Afinal, como afirmou o cardeal John Henry Newman, “o intelecto humano cresce da oposição”. Forçar-se contra a oposição atrapalha a capacidade de raciocinar e mudar.
E você se torna ingênuo. Divorciado da realidade. Tão cegamente convencido de sua própria justiça que nem reconhece sua censura, sua fúria e seu ódio pelo que são. Para você, são coisas boas e normais. Para você, é bizarro quando alguém o acusa de estar envolvido em cruzadas cruéis de intolerância contra pessoas que simplesmente discordam de você. Passa a acreditar que a cultura do cancelamento é uma coisa decente, a resposta certa para aqueles que são moralmente caídos e que se recusam a falar a língua, realizar os rituais e recitar os mantras de comunidades políticas como a sua. A vida no espaço de autorreforço da opinião correta distorce o intelecto humano a tal ponto que os habitantes desse espaço confundem seu dogma com a verdade, sua censura com um bem público e sua extraordinária crueldade para com os dissidentes com correção moral essencial.
Os que negam a existência do cancelamento vivem num mundo de fantasia no qual eles são os decentes
Em certo sentido, devemos simpatizar com aqueles que dizem que a cultura do cancelamento é um mito. Alguns deles estão apenas mentindo, com certeza, tentando desesperadamente desviar as críticas de seu comportamento imoral. Mas outros dizem isso porque estão totalmente perdidos em meio ao culto cada vez mais frequente à hiperfragilidade. Não conseguem ver o erro que estão cometendo. Entretanto, isso é ruim para aqueles como nós que queremos entender e desafiar a nova política da falta de liberdade. E também é ruim para os negadores, que vivem em um mundo de fantasia no qual eles são os decentes e progressistas no lado certo da história, quando nada poderia estar mais longe da verdade. Tal autoilusão não é saudável.
Então, vamos esclarecer as coisas. A cultura do cancelamento é real e é incrivelmente destrutiva. Aqui está apenas uma pequena parte das pessoas canceladas por pensar diferente no Reino Unido nos últimos anos. A parlamentar trabalhista Sarah Champion perdeu seu lugar na liderança da oposição britânica por se atrever a falar sobre meninas da classe trabalhadora que estavam sendo estupradas por gangues muçulmanas. Alastair Stewart perdeu o emprego na ITV News por um tuíte que alguns disseram erradamente ser racista. O mesmo aconteceu com o apresentador de rádio Danny Baker.
Maya Forstater perdeu o trabalho por ousar criticar o culto ao transgênero. Selina Todd e Julie Bindel estão sem lugar de fala com o público pelo mesmo crime de pensamento. Graham Linehan foi expulso do Twitter por duvidar da capacidade de os homens se tornarem mulheres. Toby Young perdeu o emprego na educação depois que um grupo no Twitter o submeteu a uma rodada de arqueologia ofensiva politicamente vingativa e desenterrou algumas piadas antigas que ele havia feito. A Baronesa Nicholson foi dispensada pelo Prêmio Booker por “transfobia”, um apresentador de rádio da Ilha de Man foi suspenso por criticar a ideia de privilégio dos brancos (agora ele foi reintegrado) e um jornalista galês foi removido do painel de jurados de um prêmio de literatura depois que ele criticou o Black Lives Matter.
Contudo, aqui está o ponto crítico: mesmo quando os alvos dos cancelamentos não perdem o emprego, a cultura do cancelamento continua tendo o efeito nocivo desejado. Asfixia o debate aberto. Envia um aviso claro ao público: expresse essas opiniões e você poderá ser punido; pode até perder sua renda. De fato, o problema central da cultura de cancelamento não é o que faz aos indivíduos — por mais terrível que seja —, mas o que faz à vida pública de maneira mais ampla. Considere o caso de J. K. Rowling. “Ela ainda é uma autora de sucesso. Ela não foi cancelada”, dizem os apologistas misóginos dos ataques que ela recebeu. Rowling, é claro, é um fenômeno cultural global demais para ser cancelado. Isso não funciona nela. Mas e as pessoas que compartilham suas opiniões porém não desfrutam de seu nível de segurança financeira ou cultural? Elas a verão sendo submetida a ameaças de estupro, ameaças de morte, boicotes e difamação e concluirão: “Expressar verdades biológicas é muito arriscado. Não vou fazer isso”.
Essa é a conquista mais grotesca da cultura: cancelar a discussão diária; fazer de pensadores preeminentes exemplos para avisar toda a população; impor e policiar parâmetros de pensamento aceitável e deixar claro que quem se afasta deles corre o risco, nas palavras de Trump, de ser “censurado, banido, incluído na lista negra, perseguido e punido”. É real, está errado e é destrutivo. Isso prejudica os indivíduos e destrói a liberdade. Induz medo nas pessoas comuns e atrapalha o debate público. Uma sociedade saudável é construída sobre liberdade, abertura e direitos de dissidência e experimentação intelectual. A cultura do cancelamento mina todas essas coisas. É por isso que deve ser derrotada.
DA: REVISTA OESTE

quarta-feira, 22 de julho de 2020

CENTRO TECNOLÓGICO EM VARGINHA: O PROJETO FOI APRESENTADO E DISCUTIDO POR LIDERANÇAS LOCAIS, ESTADUAIS E NACIONAIS

O Prefeito de Varginha Vérdi Melo participou na terça-feira, 21, em Belo Horizonte de uma reunião com governador Romeu Zema, no Palácio Tiradentes. Vérdi também participou de uma videoconferência live com o vice-presidente do Brasil general Hamilton Mourão, o governador Zema, alguns secretários de Estado e com ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah bin Zayed al Nahyan, cujo objetivo foi a consolidação de um projeto elaborado pelo empresário Cléber Marques Paiva para instalar em Varginha um Centro Tecnológico com investimento dos Emirados Árabes e a contrapartida de produtos e informações tecnológias, sendo altamente sustentável.

Também participaram desse encontro, o presidente do Instituto Masdar, Sultan Ahmed Al Jaber; ministro de Estado para a Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações do Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos, Omar Al Ulama; o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja; além de outras autoridades.
Por parte do  Governo de Minas, além do governador Zema, a reunião contou com a participação do vice-governador Paulo Brant, do secretário adjunto de  Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, do  secretário-geral adjunto, Marcel Beghini, do prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, e do presidente do Porto Seco Sul de Minas, Cleber Marques de Paiva.


No mesmo momento, em outra sala, ocorreu a uma reunião com informações técnicas do projeto com profissionais da Secretaria de Governo e dos vereadores varginhenses Leonardo Ciacci e Zacarias Piva, que juntamente com a Prefeitura apoiam o projeto. “Nossa ideia é fazer com que Varginha possa receber este investimento, e consequentemente possa crescer tecnologicamente de forma que as indústrias instaladas no município tenham acesso a tecnologias avançadas dos Emirados Árabes”, destacou Vérdi. Aproveitando a oportunidade, o prefeito também conversou sobre outros assuntos com o governador Zema como a transferência da sede da Polícia Civil de Varginha para a antiga sede do DER, no Bairro Industrial JK, hoje ociosa.
“O Governador gostou da ideia até mesmo porque o Estado estará economizando com esta permuta e a população ganhará com a comodidade da localização e os servidores terão melhores condições para continuar a prestar um serviço de qualidade. Assim, todos sairão ganhando, principalmente a nossa cidade”, disse o prefeito Vérdi Melo que reafirmou o compromisso de fazer com que Varginha possa crescer ainda melhor com o Executivo e o Legislativo juntos nesta empreitada.