segunda-feira, 4 de julho de 2022

DO BARALHO... '‘CARTAS SEM GÊNERO" EXCLUEM REI, RAINHA E VALETE

Lacrou: ‘Baralho sem gênero’ exclui rei, rainha e valete

Um jogo de cartas sem o rei, a rainha e o valete. No lugar deles, o ouro, a prata e o bronze. Esse é o novo “baralho sem gênero” desenhado pela empresária holandesa Indy Mellink. Feminista, a psicóloga de 24 anos decidiu “romper uma tradição secular de desigualdades” entre homens e mulheres com o produto.

“Se temos essa hierarquia de que o rei vale mais do que a rainha, então essa sutil desigualdade influencia as pessoas em sua vida diária, porque é apenas outra maneira de dizer: ‘Ei, você é menos importante’”, disse Indy, em entrevista à BBC. “Mesmo desigualdades sutis têm um grande papel.”

A empreitada começou no ano passado. Amigos e familiares compraram os primeiros lotes. Depois de abrir uma loja na internet, Indy conseguiu vender cerca de 1,5 mil pacotes para Bélgica, Alemanha, França e EUA. Segundo a mulher, há empresas maiores interessadas em adquirir o “baralho sem gênero”.

No site, o conjunto de cartas mais barato custa € 9,95 (pouco mais de R$ 50). Há também versões especiais do jogo, como a “LGBT+”.