Está sendo realizado durante toda essa semana No Hospital Bom Pastor, a Educação Continuada com o Tema : Notificação Compulsória Voltada para q equipe de enfermeiros do Hospital.
A responsável pelo treinamento é a enfermeira Aline de Souza Graciano, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do HBP.
A notificação compulsória deve ser imediata e realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Entende-se por notificação compulsória a comunicação oficial às autoridades sanitárias sobre a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, feita por qualquer profissional de saúde ou cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
Conforme a definição no Guia de Vigilância Epidemiológica, a notificação
compulsória é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
“O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle , por este motivo a necessidade de treinar toda a equipe para uma assistência de qualidade”, explica a enfermeira Gilmara Paiva.
Ela conta que essa semana ocorrerão treinamento na quarta e quinta-feira, cujo tema será Derramamento extravasamento de quimioterapia, com Graziele de Souza Oliveira e Francys D' Carlo de Oliveira, Enfermeiros dos setores de quimioterapia e radioterapia do HBP.