Participaram ainda autoridades locais, e os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro , do Tiro de Guerra e representantes da Polícia Civil.
Ao todo foram recebidas 60 pistolas .40 e 5 espingardas calibre 12.
Para a utilização desse armamento, o efetivo da GCMV passou por curso de capacitação obrigatória, quando receberam instruções teóricas e práticas e posterior aprovação nos testes psicológicos, além de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo curtas e longas.
Em seu pronunciamento o prefeito Vérdi Melo ressaltou a importância da entrega de armas de fogo para a GCMV. “A Guarda Civil Municipal de Varginha é referência regional para as demais Guardas Municipais, alcançando um lugar de destaque até mesmo entre as Guardas Municipais de todo o País e, como tal, vem crescendo de forma consistente e exponencialmente, sendo inevitável que esse grande passo fosse dado.A Guarda tem como função, além de zelar pela segurança da população, cuidar do patrimônio público, e arma-la e nosso compromisso”.
O Procurador-Geral do Município, Dr. Evandro, Santos, falou sobre o Decreto, o qual autoriza o uso do armamento apenas quando os agentes estiverem em
serviço, e fez um alerta: os guardas civis municipais não tem Forum Especial, por prerrogativa da função e, em caso de grave irregularidade no uso do armamento poderão ser julgados pela
Justiça comum, inclusive pelo
Procedimento especial do tribunal do júri, explicou o Procurador que reforça a importância do Decreto.
Em seu pronunciamento o ex-prefeito Antônio Silva falou do seu carinho para com a Guarda e destacou a importância da sua atuação ao lado de outras forças de segurança. Ele ainda parabenizou o prefeito Vérdi Melo por estar investindo no fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Varginha.
“A Guarda Civil Municipal de Varginha, com os apoios irrestritos do ex-Prefeito Antônio Silva e do atual Prefeito Verdi Lúcio Melo, passa a fazer parte do seleto rol de Guardas Municipais do País que trabalham armadas. É um marco na nossa história, que ao longo dos seus mais de 18 anos de existência, vem provando seu real valor e se firmando como órgão competente naquilo que se propõe a fazer, objetivando sempre a prestar relevantes serviços a toda a comunidade varginhense”, ressaltou o Diretor Marcos Cleber.
FONTE: ASCOM/PMV