O país foi suspenso das competições da UEFA e da FIFA desde que os militares de Vladimir Putin lançaram a invasão da Ucrânia em fevereiro e agora foi excluído da qualificação para a competição.
O Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou um recurso da Rússia contra a proibição em julho.
A UEFA confirmou nesta terça-feira (20) que a Rússia não estará no sorteio de qualificação, que está programado para ocorrer em Frankfurt em 9 de outubro. A Alemanha, país anfitrião, se classificará automaticamente para o torneio.
Um comunicado da UEFA dizia: “Todas as equipes russas estão atualmente suspensas após a decisão do Comitê Executivo da UEFA de 28 de fevereiro de 2022, que foi confirmada pelo Tribunal Arbitral do Esporte em 15 de julho de 2022”.
No entanto, a UEFA confirmou que a Bielorrússia, que foi aliada da Rússia durante a invasão da Ucrânia, será incluída no sorteio de qualificação nesta fase.
Como resultado da exclusão da Rússia e da qualificação automática da Alemanha, as 53 nações restantes serão divididas em sete grupos de cinco equipes e três grupos de seis equipes.
Os 10 vencedores dos grupos e os 10 segundos classificados avançam para as finais, enquanto as três vagas restantes serão decididas por meio de play-offs a serem disputados em março de 2024.
As 53 nações envolvidas serão classificadas de acordo com o ranking geral da Liga das Nações da UEFA de 2022–2023 e divididas em sete potes.
COM: ESPORTES