quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

CNI CONFIRMA RECUO DA INDÚSTRIA EM NOVEMBRO E CAPACIDADE INSTALADA É A MENOR EM ANOS: 7,1 PONTOS PARA TRÁS

 

Jason Dean/Getty Images

Jason Dean/Getty Images

17/12/2025 | 3 min de leitura

A atividade industrial brasileira registrou queda significativa em novembro deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (16/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o levantamento da entidade industrial, o índice de evolução da produção recuou 7,1 pontos no mês passado, para 44,4 pontos.

Já o índice de evolução do número de empregados no setor cedeu 1,2 ponto em novembro, para 47,6 pontos.

O resultado representa uma queda na quantidade de trabalhadores industriais entre outubro e novembro. Embora seja comum que a atividade industrial desacelere nesse mês, a perda de ritmo em 2025 foi mais expressiva, segundo a CNI.

“Alguns elementos ajudam a explicar esse processo de desaceleração da indústria: o principal deles é o patamar elevado das taxas de juros e seus desdobramentos, que acabam puxando o freio da economia e prejudicando a demanda por bens industriais por meio do encarecimento do crédito e das perspectivas de um ritmo mais fraco para a atividade econômica”, explica Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial da CNI, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) acompanhou o movimento negativo e recuou 1 ponto percentual, ficando em 70%.

O indicador está no menor patamar para o mês desde 2019.

Outra notícia negativa vem do índice de estoque efetivo em relação ao usual. O indicador subiu para 50,7 pontos em novembro. Ao ultrapassar a linha divisória de 50 pontos, o índice mostra que o nível de estoques está acima do nível planejado pelas empresas – resultado que reforça a percepção de queda na demanda por produtos industriais.

Fonte: Metrópoles