segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

ARTE, DISCIPLINA E AMIZADES: CONFRATERNIZAÇÃO REÚNE GERAÇÕES DA ESCOLINHA DE FUTEBOL DO PROFESSOR PALITO EM VARGINHA


02 de fevereiro de 2026 - 3 minutos para saber 

Na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, aconteceu a confraternização dos alunos da Escolinha de Futebol do Professor José Ailton, figura histórica do esporte varginhense, e se o nome José Ailton pode até soar desconhecido para alguns, basta dizer 'Professor Palito' para que praticantes e amantes do futebol em Varginha saibam imediatamente de quem se trata.

Professor Palito dedica sua vida ao futebol e por décadas, ao ensino do esporte às crianças de Varginha, deixando sua marca em tradicionais escolas da cidade, como Cruzeirinho, Fluminense e Arte e Disciplina. 

Ao longo dessa trajetória, formou gerações de atletas, muitos dos quais alcançaram o futebol profissional, levando o nome de Varginha para além das fronteiras do município.

Mais do que ensinar os fundamentos técnicos do esporte ou preparar fisicamente seus alunos, Palito sempre se destacou por transmitir valores, princípios, disciplina e respeito. Seu trabalho contribuiu diretamente para a formação não apenas de jogadores, mas de homens e cidadãos, reconhecidos dentro e fora dos gramados.

A confraternização inicialmente improvisada, reuniu alguns alunos de diversas idades e gerações em clima de festa, reencontros e muita descontração. Entre lembranças e risadas, histórias da infância no futebol vieram à tona. Um dos momentos marcantes foi o depoimento do ex-aluno Gladson, que teve passagens pelo Guarani de Campinas, disputando Campeonatos Paulistas e a Taça São Paulo de Futebol Júnior. Ele relembrou situações icônicas e engraçadas vividas nos tempos de base, experiências que só o futebol é capaz de proporcionar.

O encontro aconteceu no campo Lock Sports, localizado logo abaixo do shopping, e reforçou o sentimento de união construído ao longo dos anos em torno da escolinha.

Um dos organizadores do evento, André Wyver, destacou que a intenção é transformar a confraternização em uma tradição anual.

“Esse ano foi uma resenha rápida e simples, aproveitamos a vizita do professor a Varginha para o encontro mas no ano que vem vamos fazer algo mais estruturado, à altura da escola de futebol do professor Palito e de todas as suas gerações”, afirmou.

Eventos como esse evidenciam a força transformadora do esporte, capaz de criar laços duradouros, promover união e impactar positivamente a vida de inúmeras pessoas. A história do Professor Palito é, acima de tudo, a prova de que o futebol vai muito além do jogo: "O futebol é muito mais que um esporte, é uma poderosa ferramenta de educação, cidadania e construção humana", comentou o professor.