| Paula Cristina Ribeiro Gomes: Responsável pela Vigilância Epidemiológica da SEMUS e sua equipe |
A Prefeitura de Varginha participa do evento “Conexão Viral em Campo”, ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde - SES-MG, realizada nesta terça-feira, 10, no campus da Unifal em Varginha.
A abertura foi às 8h com as presenças do superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara; da superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara Cavalcante e do secretário Municipal de Saúde de Varginha, Heron Martins.
A capacitação itinerante é voltada à qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento às síndromes respiratórias como médicos e enfermeiros, coordenadores de vigilância em saúde e representantes da atenção primária de unidades regionais e municipais.
Na programação temas como a vigilância dos vírus respiratórios e casos clínicos. A capacitação visa capacitar os profissionais para responder às demandas que vão surgir principalmente no período sazonal de doenças gripais, do fim de março até o final de junho.
Representam a Prefeitura de Varginha, nove profissionais da Vigilância Epidemiológica, Unidades Básicas de Saúde - UBSs e da Unidade de Pronto Atendimento - UPA.
“É de suma importância que os nossos profissionais da saúde estejam preparados para agir com mais segurança e precisão”, afirma o prefeito Leonardo Ciacci. “Estamos sempre atentos para a capacitação contínua dos trabalhadores e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, sendo que desta vez, a capacitação é para aqueles que atendem pessoas com doenças respiratórias”, destaca o prefeito.
O secretário de Saúde de Varginha, Heron Martins, registrou, na abertura do Conexão Viral em Campo, “a importância da capacitação contínua dos profissionais que atuam na linha de frente contra as doenças respiratórias e afirmou que a iniciativa fortalece o SUS ao preparar a rede de saúde para o período de maior circulação de vírus com organização dos serviços, integração das equipes e foco na prevenção para proteger a população e evitar internações”.
A capacitação Conexão Viral em Campo percorre as Unidades Regionais de Saúde da SES-MG e em Varginha prosseguirá na parte da tarde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha reforça que a vacina é o melhor meio de prevenção. Vale destacar que a Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG - é uma condição que pode se desenvolver a partir de infecções respiratórias comuns como gripes e resfriados, e ser causada por diferentes vírus, incluindo o da covid-19.
Enquanto a Síndrome Gripal (SG) apresenta sintomas leves, como febre, dor de garganta, tosse e dor de cabeça, a SRAG se caracteriza por sinais mais intensos, como dificuldade para respirar, dor persistente no peito, baixa saturação de oxigênio e coloração azulada dos lábios ou do rosto. Em casos mais graves, pode ser necessária internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e suporte ventilatório.
O diagnóstico precoce, a organização da rede de atendimento e a vacinação são fundamentais para reduzir complicações e salvar vidas.
POR ASCOM/PMV