segunda-feira, 18 de junho de 2018

VARGINHA ESTÁ ENTRE AS CINCO CIDADES COM MELHORES ÍNDICES DE SEGURANÇA DO BRASIL


Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a princesa do Sul de Minas é a quinta cidade com menor taxa de homicídios do Brasil.


A nova edição de” O Atlas da violência 2018” – Publicação que tem por finalidade, orientar Políticas públicas e compor gráficos de violência dos municípios brasileiros, com base nos números apresentados pelos órgãos especializ\dos, foi recentemente publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
A nova versão, coloca Varginha entre as 5 cidades com mais de 100 mil habitantes, que tem as apresentaram as menores taxas de mortes violentas no Brasil. A vizinha cidade de Lavras ficou na 7ª colocação.

Os dados revelam que a violência é menor em cidades de maior desenvolvimento humano, mostra que as taxas de homicídios são superiores nos locais em que se concentram populações mais pobres, com baixos índices de atendimento a crianças e adolescentes, com altas taxas de desocupação e de gravidez na adolescência.

Os números reforçam os contrastes entre as cidades que ficam nos extremos da tabela: Brusque (SC) e Queimados (RJ). Na primeira, a taxa de homicídios e mortes violentas ficou em 4,77 casos por 100 mil habitantes; na outra, o índice chegou a 134,9. Os municípios mais violentos se concentram nas regiões Norte e Nordeste.

No estudo, os pesquisadores frisam a necessidade de olhar a segurança pública de maneira mais ampla, não restrita apenas à atuação policial. Para eles, “a confusão sobre a produção do trabalho policial com a produção de segurança pública gera uma injustiça para as próprias organizações policiais, pois coloca toda a carga do problema sobre as mesmas.
Desse modo, quando a situação se deteriora, a responsabilidade recai sobre os ombros das polícias.” Esse processo, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não desenvolveram “um planejamento adequado e um plano de prevenção que componham uma política de Estado”.

As 10 cidades, com mais de 100 mil habitantes que tem as menores taxas de mortes violentas do Brasil:

1º - Brusque (SC) – 4,77
2º - Atibaia (SP) - 5,06
3º - Jaraguá do Sul (SC) – 5,38
4º - Tatuí (SP) – 5,94
5º -  Varginha (MG) – 6,75
6º - Jaú (SP) – 6,9
7º - Lavras (MG) – 6,92
8º - Botucatu (SP) – 7,09
9º - Indaiatuba (SP) - 7,22
10º - Limeira (SP) – 7,37

Você pode acessar o estudo na íntegra no site: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/