Projetos de autoria dos estudantes podem se tornar Lei Federal
os projetos dos alunos Luiz Otávio de Oliveira Domingos e Paulo Vinícius Cardoso Rosa foram classificados para a final do Parlamento Jovem Brasileiro 2019. |
O ano de 2019 tem sido de conquistas importantes para a Escola do Legislativo de Varginha. Após ter um projeto selecionado para o Câmara Mirim, os projetos dos alunos Luiz Otávio de Oliveira Domingos e Paulo Vinícius Cardoso Rosa foram classificados para a final do Parlamento Jovem Brasileiro 2019.
No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de vivenciar na prática, durante uma semana, o trabalho dos deputados federais. Eles também irão elaborar projetos de leis e debater na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país.
O projeto de lei de Luiz Otávio, aluno do CEFET-MG, propõe que sejam estabelecidas diretrizes nacionais, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para a preservação da vida e a valorização do profissional da segurança pública enquanto trabalhador. Já a proposta de Paulo Vinícius, aluno da Escola Estadual Pedro de Alcântara, prevê a proibição da utilização de contêineres como salas de aula, bibliotecas ou quaisquer outros ambientes escolares e assim garantir a segurança de estudantes e profissionais da educação.
As propostas dos estudantes ficarão à disposição dos deputados federais para, caso tenham interesse, sejam colocadas em discussão e votação no Congresso Nacional. Com isso, há possibilidade dos projetos de Luiz Otávio e de Paulo Vinícius chegarem a se tornar uma Lei Federal.
Ao todo, 78 estudantes de diversas regiões do país foram selecionados para participar da jornada parlamentar em Brasília. De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, esse é um momento importante para os alunos, que poderão conhecer na prática todas as etapas do processo legislativo e dar voz às suas ideias. “É a segunda vez que nossos alunos são selecionados para este importante projeto. É uma grata satisfação e uma enorme conquista para nós”, destacou.
O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, destaca o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Varginha. “Quero parabenizar o diretor da Escola, Robson Almeida pela dedicação com a escola. O trabalho que ele realiza com esses alunos é de tamanha qualidade que tem virado referência em todo o país. Também parabenizamos os participantes, que se esforçam e se dedicam. São engajados e preocupados em contribuir para a progresso do nosso país. Temos muito orgulho da Escola do Legislativo de Varginha”, concluiu o presidente.