terça-feira, 20 de agosto de 2019

SAIBA A VERDADE: EXISTE "CULPADO" PELO ESCURECIMENTO DO CÉU DE SP?

Várias teses são discutidas pelos internautas sobre a causa do fenômeno


Nesta segunda-feira (19), São Paulo experienciou uma tarde atípica: o céu escureceu no meio da tarde, provocando rebuliço na população e a afirmação de diversas “teses” sobre a causa do fenômeno.
As pessoas, nas redes sociais, estão acusando as queimadas na Amazônia de serem motivador do fenômeno, mas a explicação não é tão simples assim.
Helena Turon Balbino, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica para o Estadão que se trata de uma nuvem baixa e profunda, o que explica sua escuridão, e que tal nuvem se formou a partir de ventos úmidos vindos de sudeste e sul.
De fato, queimadas na Amazônia podem ser parte disso, mas não podem ser causa suficiente de um escurecer profundo como o que ocorreu ontem, explica Alberto Setzer, pesquisador do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ao Estadão.
Parte dessa fumaça de fato chega a São Paulo, mas não a ponto de ser a principal explicação para a escuridão desta segunda-feira. Imagens de satélite, que foram compiladas pelo pesquisador na semana passada, mostram um corredor de fumaça da Amazônia descendo para o centro-sul do Brasil.Reporta o Estadão que, de acordo com dados do Inpe, o número de focos de incêndio neste ano no País é 82% maior do que o mesmo período do ano passado.
A MetSul, empresa de metereologia, explica que a fumaça que alcança o Brasil é parte da região amazônica, mas que nas últimas 48h houveram focos de incêndio de enormes proporções na tríplice fronteira de Brasil, Bolívia e Paraguai e que também contabilizaram para a fumaça.

COM: Estadão e Uol Notícias.