quarta-feira, 18 de março de 2020

NOTA OFICIAL 08: VARGINHA MONITORA CASOS SUSPEITOS E NENHUM FOI CONFIRMADO POSITIVO


NOTA INFORMATIVA: 008


INFORMATIVO: COMISSÃO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-2019)



VARGINHA MONITORA CASOS SUSPEITOS DO NOVO CORONAVÍRUS


A Secretaria de Saúde, através da Comissão de Prevenção, Controle e Enfrentamento do Coronavírus informa que neste momento Varginha, manhã de quarta-feira, dia 18, está com 13 casos suspeitos de Coronavírus. Até no final da tarde de ontem (terça-feira, dia 17) era 14 casos suspeitos de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, mas felizmente chegou um resultado testando NEGATIVO, portanto o número atual é de 13 casos suspeitos.

Já foram colhidos os materiais e encaminhados a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Mais informações serão repassadas ao longo do dia.

Não foi necessário internação das pacientes, que apresentam quadro clínico estável e estão sendo monitorados por equipes da Atenção Básica. Eles permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Nota: Todas as informações sobre a situação podem ser esclarecidas pela Secretaria de Saúde do município e Assessoria de Imprensa da prefeitura, evitando informes não oficiais. Relacionamos abaixo, orientações básicas e importantes para o controle da doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
1.     Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
2.     Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
3.     Evitar contato próximo com pessoas doentes.
4.     Ficar em casa quando estiver doente.
5.     Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
6.     Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Fonte MS

Contatos:
Secretaria Municipal de Saúde
Setor de Epidemiologia/Atenção Básica
Falar: com Paula – Patrícia – Roseane

Fone para contato
Setor de Epidemiologia: 3690 – 2215
Atenção Básica: 3690 – 2072

CELULAR DE PLANTÃO PARA CASOS DE SINTOMAS – ATENDIMENTO 24 HORAS: 9.8469 – 1901 e 9.8464 – 8170