PREJUÍZO de piscicultores que perderam PEIXES em mortandade no LAGO DE FURNAS passa de R$ 1 milhão em MG
O prejuízo dos piscicultores que perderam juntos 130 toneladas de tilápia que morreram no Lago de Furnas, em Alfenas (MG), passa de R$ 1 milhão. Só um deles perdeu 120 toneladas. Essa seria a primeira remessa vendida pelos piscicultores. Laboratório foi contratado para fazer análise da água e apontar o que causou a mortandade.
"Pra te falar a verdade não tem como responder como nós vamos reverter essa situação, ainda não caiu a ficha. Eu vi que os peixes do lado de fora dos tanques estavam aglomerados em cardumes e sofrendo com falta de oxigênio, aí eu pensei, se os peixes de fora estão sofrendo e o de dentro do tanque", disse o piscicultor Jaime Campos.
"Pra recuperar o prejuízo nessa crise que a gente está é difícil, dá até vontade de parar", disse o piscicultor Antônio Cláudio Toqueiro.
Um laboratório foi contratado para fazer a análise da água para identificar a causa da morte dos peixes. O resultado deverá sair em 20 dias úteis. A Polícia Militar Ambiental esteve no local e registrou um boletim de ocorrência.
A Prefeitura de Alfenas está auxiliando os piscicultores com maquinário e assistência técnica.
"É esperar a análise pra ver o que vai acontecer, se foi a água mesmo, oxigênio, o que provavelmente deve ser e procurar outro lugar", concluiu o piscicultor Antônio Cláudio.
CRÉDITOS: G1/EPTV)