Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (16) mostra que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lidera a corrida eleitoral com 46% das intenções de voto contra 26,8% do segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Em terceiro lugar está o senador Carlos Viana (PL) com 5,4%, seguido do ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB), que pontuou 1,7%.
A lista é completada por Renata Regina (PCB), com 0,6%, Miguel Corrêa (PDT), 0,3%; e Lorene Figueiredo (Psol), 0,2%. Brancos e nulos ficaram com 10,9%, e não sabe ou não respondeu com 7,3%.
Em um segundo cenário, desta vez sem o pré-candidato do PSDB, Romeu Zema tem 47,7% dos votos, Kalil tem 27,3% e Carlos Viana permanece com 5,4%.
A pesquisa ainda previu um cenário de possíveis apoios recebidos pelos pré-candidatos. Caso o ex-prefeito de BH recebesse o apoio de Lula, ele ficaria com 34,6% dos votos e ultrapassaria o atual governador, que cairia para o segundo lugar com 33,1%. Neste cenário, Zema seria apoiado pelo pré-candidato do Novo à Presidência da República, Luiz Felipe d’Avila.
O senador Carlos Viana, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), registraria 11,7%.de votos para senador. O nome do deputado federal e ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) foi o nome mais citado pelos entrevistados, com 20,8% das intenções de voto.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) aparece em segundo lugar, com 8,3%, seguido por Alexandre Silveira (PSD), 6,3%; Duda Salabert (PDT), 5,3%; Marcelo Álvaro Antônio (PL), 3,9%; e Marcelo Aro (Progressistas), 2,1%.
O levantamento ouviu 1.680 pessoas de forma presencial, entre os dias 8 e 13 de maio. A confiança é de 95%, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais.