segunda-feira, 16 de maio de 2022

QUEM LACRA NÃO LUCRA: AÇÕES DA 'MAGALU' DESPENCARAM 75% EM 1 ANO


Quem lacra não lucra: Ações da Magalu despencaram 75% em 1 ano

Como você já deve ter notado, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) estão em queda. Em um ano, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, a varejista registrou um “tombo” de -75% nos papéis. Afinal, o que aconteceu com o Magalu?

De uns meses para cá, no entanto, os papéis vêm caindo sucessivamente. Desde julho de 2021, despencaram de 23,90 reais para 6,10 reais, patamar desta sexta-feira, 10. Se comparado com o auge das ações, em novembro do ano passado, até hoje, a queda é vertiginosa, de 77% em pouco mais de um ano, ou 140 bilhões de reais de desvalorização, em valores correntes. Em um ano, a perda é de 117,9 bilhões de reais.

Diversos fatores explicam essa desvalorização e um deles é a alta da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A sinalização do Banco Central de que continuará subindo os juros tem diversos efeitos, que vão de desestimular o consumo no varejo e a tomada do crédito até a tirar a atratividade das compras de ações, beneficiando ainda mais os investimentos em renda fixa e foi mais um balde de água fria para o Magalu.