quarta-feira, 18 de maio de 2022

MARINHA ENCERRA HOJE AS 'OPERAÇÕES RIBEIRINHAS' NO LAGO DE FURNAS: AVIÕES DE CAÇA, CARROS ANFÍBIOS E 700 FUZILEIROS ESTIVERAM NA AÇÃO



Entre os dias 12 e 18 de maio, a Marinha do Brasil realizou às Operações Ribeirinhas nos municípios de São José da Barra e Capitólio (MG). As ações, que acontecem anualmente no Lago de Furnas, contará com mais de 700 fuzileiros navais e foi o maior treinamento já realizado pela Marinha em Minas Gerais.

Além de carros anfíbio (Lagarta), a operação teve a presença de aviões de caça (AF-1 Skyhawk) e helicópteros (UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo).
Dezenas de embarcações também estiveram nas atividades. O grande tráfego de veículos militares já tem movimentado as cidades.
O objetivo do exercício, além de testar a capacidade expedicionária da Força, que se deslocou por mais de 600 km desde o Rio de Janeiro até a região, é adestrar as frações componentes do Batalhão em diversas atividades ligadas às Operações Ribeirinhas.
Os helicópteros operarão a partir de uma Base Aérea Expedicionária, que será ativada em Furnas.
A região de Furnas, em função de sua grande extensão geográfica, facilita o desdobramento de meios e permite espaço de manobra para a realização do exercício, que visa adestrar a capacidade de realizar uma Operação que tem o propósito de obter e manter o controle de parte ou toda uma Área Ribeirinha, que pode ser caracterizada pela existência de extensa superfície hídrica, como o lago da represa de Furnas.
Além da Força de Fuzileiros da Esquadra e à Força Aeronaval, do Rio de Janeiro, participam do treinamento militares da Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), sediada em São José da Barra, responsável pelo patrulhamento do Lago de Furnas, atualmente um dos maiores destinos turísticos do Brasil, com centenas de embarcações de civis.