sexta-feira, 27 de maio de 2022

PROTOCOLO SANITÁRIO ESPECÍFICO PARA EVENTOS: PREFEITURA DE VARGINHA ATUALIZA NORMAS SANITÁRIAS












A partir de segunda-feira (30), todos os eventos, com público acima de 300 pessoas, em locais fechados ou em espaços que possibilitem controle de acesso, deverão adotar, como critério de entrada, a certificação vacinal com pelo menos a 3ª dose para a população acima de 18 anos, ou, teste rápido de antígeno ou PCR para COVID-19, realizado no mínimo, 48 horas antes do evento.

A medida faz parte das estratégias de combate a COVID-19 no município e tem o objetivo de fortalecer a campanha de vacinação, incentivando o aumento da cobertura vacinal, principalmente a relacionada a dose de reforço.

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas, por isso a Secreta…

A Prefeitura de Varginha reitera quais são os municípios que pactuaram para terem atendimentos na UPA : 

- Boa Esperança 

- Cordislândia 

- Elói Mendes 

- Monsenhor Paulo 

- São Gonçalo do Sapucaí 

- Santana da Vargem 

- Varginha 

A Prefeitura de Varginha, através da Superintendência especial de combate à COVID-19, vem apresentar a lista das cidades que pactuaram conosco o atendimento na nossa UPA porte 3. 

Nas últimas semanas houve crescimento exagerado de atendimentos não urgentes na nossa UPA, com expressiva procura por consultas médicas para pacientes vindos de várias cidades que não fazem parte da lista de nossa pactuação. Sendo que mais de 90 % dos pacientes são para atendimentos não urgentes e, como adição, mais de 30 % dos pacientes são oriundos de outras cidades. Isso sobrecarrega em muito nossa unidade, gerando grande espera e altíssima pressão sobre as equipes de saúde de nossa UPA, uma grande referência de urgências para nossa cidade. 

Desse modo, na recepção será cobrado o cartão do SUS e comprovante de endereço, exceto para pacientes trazidos por remoções de atendimentos de urgência pré hospitalar do fluxo pactuado da RUE - rede de urgências e emergências 

A Prefeitura de Varginha, sempre buscando melhoria continuada dos serviços ambulatoriais e do enfrentamento das síndromes gripais, espera que os demais municípios de seu entorno também se esforcem para que haja um fluxo adequado do acolhimento e atendimento de seus munícipes em suas cidades. 

Na oportunidade, importante ressaltar  que as medidas de prevenção devem ser continuamente adotadas: vacinação completa com doses de reforço ( pessoas de 18 anos ou mais ), uso de máscaras quando estiver nos serviços de saúde , higiene frequente das mãos), para que possamos prosseguir com redução de danos . 

Faça sua parte, Varginha conta com a colaboração de TODOS.

COM: ASCOM/PMV