O Zoológico de Varginha agora tem o “Museu dos Animais”. São diversos animais empalhados que estão estrategicamente colocados no espaço cultural Paiquerê. Os visitantes poderão ver os animais de perto e conhecer todos os seus detalhes. O empalhamento é uma técnica chamada de taxidermia, palavra de origem grega que significa "dar forma à pele".
“O objetivo é reforçar as campanhas de educação ambiental em Varginha. O Zoológico já desenvolve importantes ações de conscientização e respeito à fauna como por exemplo, as visitas monitoradas pela bióloga Jaara Cardoso e agora vamos oferecer mais esse espaço educacional para enriquecer ainda mais as visitas, inclusive das escolas da região”, explica a secretária municipal de Turismo e Comércio, Rosana Carvalho.
A criação do Museu dos Animais foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Varginha e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais que cedeu os animais empalhados. Marcão Tip Top, que trabalha no Zoológico entrou em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente em Belo Horizonte e foi prontamente atendido. “O planejamento inclui a exibição de filmes, o registro da história do Zoológico de Varginha, e várias vídeoconferências que vão ensinar muito sobre biologia”, explica Marcão Tip Top.
O espaço Paiquerê está sendo decorado para receber, principalmente os estudantes. O Zoológico abre diariamente para visitação pública das 9h às 16h.