quinta-feira, 25 de maio de 2023

ALTAMENTE FUNCIONAL: VINAGRE DE MAÇÃ SE DESTACA EM PESQUISA DA UFERJ

 O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce.

Além disso, é composto por pectina, uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando na perda de peso, controle da diabetes e melhora da digestão.

Principais benefícios do vinagre de maçã

Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Além disso, a pectina promove a sensação de saciedade e diminui a fome. O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo.

Ajuda a controlar a diabetes

O vinagre de maçã ajuda no controle dos picos de glicemia após as refeições. E alguns estudos relatam que o produto poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes. No entanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, poderia a ajudar a aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições.

Protege contra doenças cardiovasculares

Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes dos vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicerídeos, atuando no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.

Protege o fígado

É rico em ácidos, como o gálico, lático, málico e cítrico, que podem atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, além de ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática.

Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias

Alguns estudos científicos mostram que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas capaz de diminuir a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicansEscherichia coli Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.

Retarda o envelhecimento

Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, por isso, o vinagre de maçã melhora a qualidade da pele.

Trata o refluxo gastroesofágico

Apesar de ser rico em ácidos, acredita-se que o vinagre de maçã possa ajudar a regular a produção de ácido pelo estômago, atuando no alívio dos sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação e sensação de peso no estômago.

É importante que a quantidade considerada segura seja respeitada: 1 colher de sopa de vinagre diluída em 300ml de água, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.

Como utilizar o vinagre de maçã

Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 300ml de água e beber de manhã, em jejum.

Consumir na alimentação: pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente em saladas e legumes para consumir;

FONTE: ASCOM/UFERJ - NÚCLEO PESQUISAS