Para deixar o celular mais rápido, fabricantes como Samsung, Xiaomi e Motorola têm apostando na RAM virtual. Trata-se de um recurso de extensão de armazenamento que utiliza a parte livre da memória do celular para expandir a RAM ajudando, assim, na performance do smartphone durante o uso de aplicativos mais pesados. Apesar de bastante útil, não são todos os modelos no mercado que possuem a função, mas é possível encontrá-la tanto em linhas premium (como a do Galaxy S23) quanto em intermediários (como os recém-anunciados modelos Redmi Note 12).
Nas linhas a seguir, saiba como ativar a RAM Virtual, também conhecida como RAM Plus, nos modelos Galaxy S23 Ultra e Redmi Note 12 Pro 5G. Vale ressaltar que, alguns modelos das linhas A e M da Samsung também possuem recurso, assim como celulares premium da Xiaomi e Motorola.
Como ativar a função de RAM Plus em celulares da Samsung
Passo 1. Acesse o menu de Configurações do celular e desça a barra de rolagem até chegar em Assistência do Aparelho e Bateria.
Passo 2. Toque em Memória para acessar as opções de RAM Virtual. Em celulares da Samsung, ela é identificada como RAM Plus e, ao tocar na opção, aparecerá o menu para ativação do recurso.
Passo 3. Escolha da quantidade de armazenamento interno que será transformado em RAM. No Galaxy S23 Ultra, as opções disponíveis variam entre 2 GB, 4 GB, 6 GB e 8 GB, mas essa quantidade pode ser menor em outros modelos. Ao escolher uma delas, o aparelho pedirá para ser reiniciado e, em seguida, o recurso estará ativo.
Como ativar a RAM virtual em celulares da Xiaomi
Passo 1. No Redmi Note 12 Pro, as configurações de RAM ficam um pouco mais escondidas do que no aparelho da Xiaomi. Para começar é preciso acessar o menu de Configurações e descer a barra de rolagem até Configurações adicionais.
Passo 2. Em seguida, vá em Extensão de memória e toque no quanto deseja ocupar de armazenamento. No caso do Redmi Note 12 Pro, as opções variam entre 2 GB, 3 GB e 5 GB, mas podem ser diferentes em outros celulares. Assim como no telefone da Samsung, ao escolher uma das opções, o telefone pedirá para ser reiniciado.
Em ambos os aparelhos, caso o usuário deseje reverter a ação ou desativar a RAM virtual, basta seguir novamente o passo a passo e reiniciar o aparelho. Nenhuma das ações é permanente, mas a ativação só poderá ser feita se o celular tiver armazenamento suficiente para ceder o espaço.
Techtudo