terça-feira, 21 de novembro de 2023

GATOS PODEM TOMAR BANHO? VEJA O QUE DIZ O ESPECIALISTA

Saiba se gatos podem tomar banho e quais riscos eles podem correr de acordo com os especialistas!

Entenda se os bichanos podem ou não tomar banho. - (ollegN / iStock)
Entenda se os bichanos podem ou não tomar banho. - (ollegN / iStock)

Se você tem gatos e fica na dúvida se deve ou não banhar o seu bichano, veio ao lugar certo! Pode parecer óbvio, mas a pergunta se nós devemos ou não interferir na higiene dos gatos é uma questão nebulosa, afinal, os felinos não gostam muito de água. Mas e aí, gatos podem ou não tomar banho? A gente vai te ajudar a entender isso com base na opinião de veterinários.

Gatos podem tomar banho?

Gato tomando banho.
(ollegN / iStock)

Os especialistas veterinários concordam que, na maioria dos casos, os gatos não precisam de banhos regulares! A natureza autolimpante desses animais é altamente eficaz na remoção de sujeira e oleosidade do pelo. A médica veterinária  Laura Garutti em entrevista ao jornal Metropoles, confirma que os felinos dão mais do que conta de se higienizarem por conta própria!

Porque evitar dar banho em gato?

Ainda de acordo com a veterinária Laura Garutti, dar banho no felino pode submeter o animal à um stress desnecessário! A especialista pontuou: “O maior motivo de não poder dar banho em gato é o fato de ser extremamente estressante para eles, podendo até levar o animal a óbito, a depender da personalidade do animal”. Aliado a isso, os bichanos em sua maioria não gostam de água, barulho excessivo e de serem manipulados, ou seja, o banho pode ser uma experiência péssima para eles.

O que fazer caso o seu gato precise tomar banho?

Em alguns casos o banho pode ser inevitável! Se acaso o seu bichano precisar tomar um banho por orientação veterinária, é imprescindível que isso seja feito da maneira correta para evitar o stress do animal.  De acordo com a veterinária Laura Garutti, algumas coisas podem ser feitas para tornar o banho menos estressante:

  • Usar produtos com menos perfume.
  • Não molhar a cabeça do gato.

FONTE: SELEÇÕES/PET

por Thyago Soares