O setor de sorvetes teve uma alta de 50% nas vendas desde o início da onda de calor que acometeu o país nos últimos dias. A Abis (Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes Abis) diz que alguns dos seus associados relataram um aumento ainda maior nas vendas, de até 100%. A onda de calor As temperaturas ultrapassaram os 40ºC graus em diversos pontos do país.
Aumento do consumo de sorvetes
O país consome, em média, um bilhão de litros de sorvete por ano. O consumo por pessoa é de 5 litros por ano, segundo dados da Abis.
As empresas do setor têm falado em um aumento de, pelo menos, 50% nas vendas. Mas Eduardo Weisberg, presidente da Abis, diz que alguns associados falam em até 100% de aumento. O Brasil tem hoje 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos, sendo que 92% são micro e pequenas empresas.
Tenho conversado com algumas empresas, logicamente não todas, porque não dá tempo. Pela grande maioria que tenho conversado houve um incremento, no mínimo, de 50% nas vendas, em alguns locais, algumas empresas chegando a 100%, tudo depende da região, do calor, dos produtos, mas realmente há um incremento significativo.Eduardo Weisberg, presidente da Abis
A Oggi Sorvetes, por exemplo, relatou um aumento nas vendas de 300% desde o início dos dias mais quentes. "Estamos tendo recorde de vendas em todas as lojas as lojas nos últimos 3/4 dias", disse Rodrigo Mauad, fundador da empresa. Já a Sorvetes Rochinha, fala em um aumento de 200% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Apesar da alta da demanda, não faltou mercadoria. Isso porque o setor já preparava sua produção e estoque para o verão, que começa em dezembro.
COM: UOL / GOOGLE