A Guarda Civil Municipal (GCM) de Varginha destaca-se como uma das pioneiras no Estado e no país ao incorporar cinco agentes instrutores habilitados para certificar a capacidade técnica no manuseio de armas de fogo aos demais membros da instituição.
Na manhã da última quinta-feira, 30, a sala de Ensino e Instrução da GCMV foi palco da cerimônia de entrega dos Certificados aos novos Instrutores de Armamento e Tiro. A ocasião contou com a honrosa presença do Vice-prefeito Leonardo Ciacci. Os instrutores foram selecionados por meio de edital interno e avaliação no curso de Capacitação Técnica para o Manuseio de Arma de Fogo, seguido de um treinamento rigoroso, abrangendo aspectos teóricos e práticos.
A capacitação foi conduzida pelo Corregedor e Instrutor de Tiro, Helder Vítor da Silva, por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Agentes da Guarda Civil Municipal no âmbito do Município de Varginha, instituído pelo Decreto Municipal nº 9.120/2018.
Vale ressaltar a contribuição do Instrutor de Armamento e Tiro e Investigador de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Sr. Rodrigo S. Cardoso, que ministrou a instrução na disciplina de APH Tático e Primeiros Socorros.
A parceria com a Escola Sulmineira de Segurança de Varginha, representada pelo Diretor Guilherme Faria Palmutti, foi essencial para a realização das aulas práticas, disponibilizando suas instalações.
Os novos Instrutores, Inspetor Evaldo Mendes, Subinspetores Antônio Marcos Fernandes e Jucilene Aparecida da Silva, e o GCM Jaércio Alves da Trindade, já estão conduzindo o Estágio de Qualificação Profissional – EQP aos demais membros da GCMV que possuem o Porte de Arma de Fogo. Essa qualificação anual é uma exigência da Polícia Federal para a manutenção do Porte de Arma de Fogo nas Guardas Municipais de todo o país.