Um impressionante complexo residencial na Rússia, conhecido como “Formigueiro humano” ou “Cheloveiniki”, está a chamar a atenção do mundo pela sua escala colossal e comodidades autossuficientes.
Desde a sua inauguração em 2015, o edifício tornou-se o bloco de apartamentos mais lotado do mundo, abrigando cerca de 18.000 pessoas em 3.708 apartamentos distribuídos por 25 andares.
O gigantesco complexo, que é um verdadeiro exemplo de urbanismo em larga escala, oferece tudo o que os moradores precisam sem que necessitem de sair do local. O primeiro andar é dedicado a negócios e serviços, incluindo sete lojas de alimentos, três salões de beleza, um jardim de infância particular, vários cafés e uma agência dos correios. O estacionamento também é gratuito, o que contribui para a conveniência dos residentes.
A estrutura inclui quatro elevadores rápidos em cada seção do prédio, facilitando a deslocação dos moradores dentro do edifício. De acordo com um residente, o complexo é tão completo que ele e sua família passaram meio ano sem sair do local, conta a ‘Unilad Tech’.
Apesar da alta densidade populacional, o “Formigueiro humano” é conhecido pela sua tranquilidade. As espessas paredes entre os apartamentos minimizam o barulho e não há relatos de tumultos ou perturbações.
No entanto, viver num prédio tão grande tem desafios. Filas para os elevadores podem tornar-se longas à noite, e questões logísticas, como entregas e evacuações de emergência, são pontos de discussão entre os residentes.
Os preços dos apartamentos também aumentaram desde a construção inicial, com unidades de dois quartos a custar atualmente cerca de 90.000 euros, em comparação com os 35.000 euros originais.
Fonte: Executive Digest