sexta-feira, 5 de setembro de 2025

FAZENDO HISTÓRIA, VARGINHA É A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A DISPONIBILIZAR GRATUITAMENTE O TESTE CPK; ENTENDA

Nos braços da mãe, a bebê, Mavi, foi a primeira e receber o teste que complementa o 'teste do pezinho', já oferecido no Centro de Especialidades da Criança
 
06 de setembro de 2025 - 2 minutos para saber

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (05) no Centro de Especialidades da Criança, o prefeito Leonardo Ciacci, juntamente com o vice-prefeito Antônio Silva, o Secretário de Saúde Adrian Nogueira e o Secretário de Governo Honorinho Ottoni, anunciou que Varginha passa a ser a primeira cidade do Brasil a disponibilizar gratuitamente o teste CPK para a população.

O teste CPK, ou creatina fosfoquinase, é um exame laboratorial utilizado para medir os níveis dessa enzima no sangue. A CPK está presente principalmente nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro. Quando há lesão muscular ou inflamação em algum desses tecidos, os níveis de CPK no sangue aumentam significativamente. 

Por isso, o exame é fundamental para diagnosticar problemas como infarto, distrofias musculares, miopatias e outras condições que envolvem danos musculares.

Segundo o Secretário de Saúde Adrian Nogueira, a inclusão do teste na rede municipal representa um avanço significativo na atenção básica e na prevenção de doenças raras. “É um exame simples, mas que pode ser decisivo em diagnósticos precoces. Com isso, conseguimos intervir mais rápido e evitar complicações maiores”, destacou. 

O médico Erick Cavalcante, pai do menino Enrico diagnosticado com a Distrofia Muscular de Duchenne, parabenizou o Prefeito pela conquista e ressaltou a importância do diagnóstico precoce para doenças neuromusculares, que pode fazer a diferença na vida de muitas crianças. “Hoje estamos fazendo história e vamos continuar lutando para que esse projeto seja nacional”, completou.

O prefeito, visivelmente emocionado, enfatizou o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade. “A nossa prioridade sempre foi cuidar das pessoas. Estamos colocando Varginha na vanguarda da saúde pública no Brasil, com um exame que pode salvar vidas e evitar muito sofrimento às famílias. Já somos referência em várias áreas pra todo o Estado, e seguimos trabalhando para manter nossa cidade no topo”, afirmou. 

O teste, que é realizado juntamente com o teste do pezinho, não é obrigatório e será disponibilizado à população de Varginha totalmente custeado pelo tesouro municipal.

Estiveram presentes,  além da imprensa os vereadores Ana Rios , Miguel José de Lima e representantes da saúde. 

A bebê, Mavi, foi a primeira e receber o teste oferecido no Centro de Especialidades da Criança.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/PMV