segunda-feira, 8 de setembro de 2025

MINISTRO DE LULA QUER QUE BRASIL DESENVOLVA ‘DEFESA NUCLEAR’

 


 08/09/2025 - 4 minutos para saber

Pela Constituição, o país só pode empregar esse tipo de energia para fins pacíficos. Silveira, no entanto, argumentou que essa regra poderá ser revista ao longo do tempo.

“Infelizmente vivemos ataques muito fortes à nossa soberania. No longo prazo, tenho absolutamente certeza que os homens públicos do país vão ter que rever a posição para que mantenhamos um país soberano. Com tantas riquezas, temos que nos planejar para utilizar essa fonte para fins de defesa nacional”, afirmou.

A fala ocorreu em entrevista após a cerimônia de posse dos novos diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

Segundo o ministro de Lula, o Brasil precisa proteger suas riquezas naturais diante de interesses externos, destacando reservas minerais, água doce e o clima tropical como fatores estratégicos. Ele chegou a mencionar “ataques especulativos” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“São grandes riquezas do subsolo em que o Brasil deve ser soberano na defesa. O Brasil é gigante pela própria natureza. Um país com tantas riquezas, com minerais em abundância, não podemos admitir que continue tendo miséria, fome e desigualdade”, disse.

Apesar da defesa do uso da tecnologia nuclear na área militar em um futuro mais distante, Silveira ressaltou que, atualmente, os esforços do governo estão concentrados no desenvolvimento da cadeia nuclear para geração de energia. 

(Foto: EBC; Fonte: CNN)