segunda-feira, 2 de junho de 2025

CONTA DE LUZ FICA MAIS CARA EM JUNHO COM BANDEIRA TARIFÁRIA VERMELHA

 


Torre de energia ao fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A bandeira tarifária para o mês de junho será vermelha no patamar 1, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indicando aumento no custo da energia para os consumidores. Como a bandeira em vigor, em maio, foi a amarela, isso significa que as contas de luz devem ficar mais caras.

As contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, afirma a Aneel em nota.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, já havia adiantado durante a semana a tendência de que a bandeira vermelha fosse implementada neste ano.

“É possível que as bandeiras tarifárias se posicionem entre o patamar amarelo e o vermelho até o fim do ano, caso se confirmem as condições desfavoráveis”, disse durante o XP Fórum Político Setorial Energia 2025.

Ele ressaltou que os níveis de armazenamento estão abaixo de 71%, menor do que os 75% registrados no mesmo período do ano passado. Segundo o diretor-geral da Aneel, outros fatores aumentaram o risco de acionamento da bandeira vermelha, como a ampliação da faixa de isenção de consumo para a baixa renda e o aumento do custo de geração.

Sistema

O sistema, implantado em 2015, é uma forma diferente de apresentar um custo que já estava na conta de energia, mas que geralmente passava despercebido. Não existe, portanto, um novo custo, mas um sinal de preço que sinaliza para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

Antes, as variações que ocorriam nos custos de geração de energia, para mais ou para menos, eram repassados até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte, corrigido pela Selic (taxa básica de juros).

Entenda

* Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;

* Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;

* Bandeira vermelha – Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

* Bandeira vermelha – Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 7,877 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

COM: DIÁRIO DO BRASIL

 

"BOLSA CNH" PREVÊ EXAME TOXICOLÓGICO PARA 1ª HABILITAÇÃO: ENTENDA

 


Marcello Casal JrAgência Brasil

Marcello Casal JrAgência Brasil

02/06/2025 | 4 min de leitura

O projeto de lei que destina parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para a formação de condutores de baixa renda também determina a obrigatoriedade de realização de exame toxicológico para primeira habilitação nas categorias A e B. 

O texto aguarda a sanção do presidente Lula (PT).

Atualmente, a exigência é somente para os condutores de categorias C, D e E, seja na primeira habilitação ou nas renovações. Agora, quem for tirar a primeira habilitação deverá apresentar o exame toxicológico negativo, a ser realizado em clínicas credenciadas pelo órgão de trânsito, com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

O projeto permite que as clínicas médicas cadastradas para fazer exames de aptidão física e mental façam coleta de material para realização do exame toxicológico, a ser realizado em laboratório credenciado.

O exame é utilizado para a detecção de anfetaminas (anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA, anfepramona, femproporex), mandizol, canabinoides (Carboxy THC) e opiáceos (cocaína, benzoilecgonina, cocaetileno, norcocaína, opiáceos, morfina, codeína e heroína). A validade do exame toxicológico também é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.

O projeto aprovado, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), prevê a destinação dos recursos obtidos com as multas de trânsito para garantir a gratuidade da formação para a habilitação de condutores de baixa renda.

Serão beneficiadas as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e ao documento de habilitação.

Atualmente, a legislação de trânsito prevê que os recursos provenientes de multas devem ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

TRANSFERÊNCIA
O projeto permite ainda a realização de transferência de veículos em plataforma eletrônica, com o contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais qualificadas ou avançadas. 

O texto diz que o processo poderá ocorrer junto a plataformas dos Detrans ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Neste último caso, o processo terá validade em todo o território nacional e deverá ser obrigatoriamente acatada pelos Detrans.

A assinatura eletrônica avançada dos contratos de compra e venda de veículos deve ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada por esses órgãos, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: Pleno News

PROCESSO SELETIVO PARA VAGA EM ESTÁGIO NA CÂMARA DE VEREADORES DE VARGINHA







Estarão abertas a partir de segunda-feira, 02, as inscrições para o processo de seleção de 01 (uma) vaga para estágio na Câmara Municipal de Varginha para o Espaço Cidadania. 

O estágio é para uma carga horária de seis horas, de segunda a sexta-feira.

Para concorrer a vaga é necessário estar cursando Ciência Econômica ou Administração Pública no 6º ou 7º períodos;  

 não exercer as funções de estagiário em outra instituição ou participar de outro programa de estágio remunerado e não ser servidor público municipal.

Mais informações podem ser conferidas neste link: https://www.varginha.mg.leg.br/downloads/edital_estagio_espaco012025.pdf

 As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pela internet, a partir da próxima segunda-feira dia 02, através do formulário abaixo ou presencialmente no Espaço Cidadania. 

Formulário para inscrição: https://forms.gle/YfWABgGKnPXnf6Az5

 O Programa de Estágios da Câmara de Varginha é uma iniciativa implantada com o objetivo de propiciar aos estudantes um aprendizado prático ao envolvê-los na atuação dos trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas do Legislativo e, em contrapartida, os estagiários contribuirão para o enriquecimento das atividades desempenhadas na Câmara.

AIRTON PACÍFICO, ATLETA DA SEMEL VARGINHA SAGROU-SE CAMPEÃO BRASILEIRO DE NATAÇÃO


Nesse domingo o prefeito  Leonardo Ciacci esteve no Complexo  Aquático  da Semel (Secretaria municipal

de Esportes e Lazer), onde recebeu o jovem Airton Pacífico, Atleta da Semel Prefeitura de Varginha  que sagrou-se  Campeão Brasileiro na modalidade  100m nado livre, 100m nado Borboleta e terminou em sexto lugar nos 50m livre,  no Campeonato Juvenil  Brasileiro Interclubes   de Natação de Inverno,   disputado em Uberlândia MG. Airton disputou com atletas de grandes clubes e mais uma vez garantiu o título para Varginha. 

Segundo  o o Prefeiro Leonardo Ciacci “ Varginha é um celeiro  de atletas  na mais diversas mosalidade e  na natação não tem sido diferente. Que a vitória de Airton sirva de exemplo para todos nós”. Pacífico foi acompanhado do Técnico Desportivo Wagner Sartini.

Fonte: ASCOM/PMV

sexta-feira, 30 de maio de 2025

"SOPÃO SOLIDÁRIO": A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS COMO FERRAMENTAS SOCIAIS DA ATUALIDADE

Alimento que aquece o corpo e o coração retoma ação social que já atendeu centenas de famílias

Após um período de interrupção, uma das mais tradicionais ações de solidariedade de Varginha está de volta: o Sopão Solidário idealizado e conduzido por Doralice Abreu Costa, a Dona Dora, presidente do Conselho Comunitário do Bairro Vila Floresta.

A iniciativa, que por muitos anos ofereceu sopa gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade social, foi pausada na Pandemia da Covid-19 e ainda não tinha conseguido ser retomada por falta de apoio. “Infelizmente, depois da pandemia, não conseguimos parceiros suficientes para voltar. Mas agora, com o apoio da Prefeitura de Varginha, conseguimos voltar com esse trabalho tão importante”, relata Dona Dora.

O retorno foi possível graças ao suporte da Divisão de Relações com a Comunidade, vinculada à Secretaria de Governo e ao patrocínio de empresas parceiras da região. A ação foi relançada oficialmente na quarta-feira, 28, com distribuição de aproximadamente 24 litros de sopa preparada com 6kg de macarrão, legumes e carne — todos ingredientes doados por parceiros e colaboradores.

Segundo Dona Dora, cerca de 80 pessoas foram atendidas nesta primeira edição em 2025. “Tudo é feito com muito carinho, pois segundo a palavra de Deus, a função do homem na Terra é servir o próximo e é isso que me motiva a continuar”, afirma emocionada.

Para o gerente da Divisão de Relações com a Comunidade, André Wyver, o Sopão Solidário vai muito além do alimento físico. “Essa sopa representa mais do que uma refeição. É o carinho, o cuidado e a dignidade com que tudo é preparado. Dona Dora é um exemplo de liderança comunitária, e nós, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, incentivamos e articulamos junto ao comércio local para que esse projeto ganhasse vida novamente”, afirma André.

O Sopão Solidário é servido todas às quartas-feiras, no Conselho Comunitário da Vila Floresta, localizado na Rua Humberto Limborço.

Para interessados em colaborar com doações ou mesmo se alimentar, as portas estão abertas a todos. 

A comunidade da Vila Floresta comemora a volta de uma ação que, mais do que matar a fome, alimenta a esperança.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

MARAVILHAS DA CRIAÇÃO: O CRÂNIO MAIS RESISTENTE ENTRE OS SERES VIVOS

 


A  língua do pica-pau envolve seu crânio, protegendo o cérebro contra impactos que podem ser até mil vezes mais fortes que a gravidade.

A força impressionante de sua cabeça e a estrutura incomum de sua língua fazem dessa ave um verdadeiro prodígio da evolução.

Poucas aves são tão facilmente reconhecíveis e fascinantes quanto o pica-pau — não apenas por suas cores vibrantes, mas pelo ritmo acelerado com que golpeia troncos de árvores.

Esse comportamento notável vai muito além da aparência: é essencial para a alimentação e construção de ninhos. Pesquisas revelaram que grande parte da resistência e eficiência do pica-pau está relacionada à sua língua extraordinária, adaptada para alcançar insetos e seiva escondidos nas profundezas das árvores.

De forma surpreendente, a língua começa nas narinas, passa por cima do crânio e se enrola atrás da cabeça antes de sair pela boca — uma adaptação anatômica que ajuda a amortecer os impactos contínuos no cérebro.

Os pica-paus conseguem martelar árvores até 12 mil vezes por dia com forças que superam em mil vezes a gravidade terrestre — sem sofrer danos.

Isso é possível graças a uma série de características evolutivas, como o crânio que absorve choques, o bico afiado como um cinzel e uma estrutura óssea especializada. Suas línguas são não só compridas, mas também pegajosas e com farpas, o que facilita a captura de presas. Com mais de 300 espécies distribuídas pelo planeta — como o pica-pau-de-topete-vermelho e o pica-pau-escalador da Costa Rica — essas aves representam um impressionante exemplo da engenharia natural: ao mesmo tempo belas e biologicamente notáveis.

GOVERNO DÁ INÍCIO AOS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS NOS CORREIOS SOBRE DESCONTOS ASSOCIATIVOS: MINISTRO DA PREVIDÊNCIA ACOMPANHARÁ DE RECIFE

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Wolney Queiroz disse que a pasta espera que cerca de 2 milhões de pessoas busquem uma das mais de 5 mil agências em todo o país. Ao final do processo, haverá uma busca ativa por aposentados, aposentadas e pensionistas lesados pelas fraudes

 

Ministro Wolney Queiroz durante participação no “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira: aposentados e pensionistas serão atendidos com atenção e cuidado nas agências dos Correios - Foto: Diego Campos/Secom-PR

 

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira, 29 de maio, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”, que ele estará, nesta sexta-feira (30), em Recife para acompanhar o primeiro dia de atendimento presencial dos Correios aos aposentados, aposentadas e pensionistas que se dirigirem às agências para buscar informações e descobrir se tiveram ou não descontos indevidos por parte das associações.
 

“Nós temos uma determinação do presidente de abranger todo o conjunto de aposentados e pensionistas que foram lesados de alguma forma. Eu vou fazer questão de amanhã de manhã ir para uma agência dos Correios, oito da manhã, para receber os primeiros aposentados que chegarem lá em Recife, na agência acho que é dos Guararapes. Vou estar em Recife, o presidente dos Correios (Fabiano Santos) vai escolher uma agência para fazer esse mesmo trabalho, e o presidente do INSS (Gilberto Waller) também estará em outra agência. Vamos entrar em contato com os aposentados e recomendando sempre aos funcionários dos Correios todo carinho, toda atenção, todo cuidado com os nossos aposentados e pensionistas”, afirmou o ministro.
 

A parceria entre a Previdência Social, o INSS e os Correios foi anunciada no dia 22 de maio. Ao todo, mais de 5 mil agências próprias dos Correios, em todas as unidades da Federação, estarão habilitadas para o atendimento aos serviços de consulta do INSS a partir desta sexta-feira. Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passaram por um treinamento, de modo a capacitá-los para apoiar principalmente os aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm familiaridade com os canais oficiais de consulta: a plataforma Meu INSS e o telefone 135. Após realizada a consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, o cidadão ou cidadã poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.

 

9 MILHÕES TIVERAM DESCONTOS – Segundo o ministro, 9 milhões de pessoas foram informadas de que descontos haviam sido identificados. “Eles receberam o comunicado dizendo que eles tiveram algum tipo de desconto. Nós temos mais ou menos 100 milhões de acessos ao INSS por mês. Desses 100 milhões, 91%, 91 milhões aproximadamente, são acessos feitos pelo Meu INSS e 7, 8 milhões são feitos pelo 135. As pessoas recebem a ligação ou ligam para o 135 e falam com os atendentes e já estão acostumados com isso”.
 

2 MILHÕES – Segundo Wolney Queiroz, o governo estima que um público de cerca de dois milhões de pessoas possam buscar as agências dos Correios para se informar sobre a possibilidade de descontos. “Existe uma franja, como nós dizemos, de cerca de 2 milhões de pessoas. Esse contingente pode ser um pouco maior porque esse cenário do ressarcimento é um pouco mais delicado. Então, pode ter a participação mais presencial. Mas são cerca de 2 milhões de pessoas que procuram as agências do INSS. Como nós não temos agências do INSS em todos os municípios, são cerca de 1.600 em 800 cidades, nós celebramos uma parceria com os Correios. Os Correios estão presentes em todas as cidades do Brasil. Eu fiz uma recomendação ao presidente Fabiano para que haja um atendimento acolhedor, um atendimento com paciência. São pessoas que não têm habitualidade com esse tipo de procedimento. Então tem que ter paciência com quem vai lá pedir as informações”.
 

27 MILHÕES NÃO TIVERAM DESCONTOS – O ministro também citou números referentes ao contingente de brasileiros que teve descontos realizados por associações e frisou que trabalhou para identificar e tranquilizar aqueles que não tiveram descontos. “Nós primeiro mandamos um comunicado para 27 milhões de pessoas, de aposentados e pensionistas, tranquilizando e comunicando que eles não tiveram qualquer tipo de desconto e 27 milhões de pessoas, aposentados e pensionistas, não têm com o que se preocupar. O governo já checou e eles não receberam desconto”.
 

BUSCA ATIVA – Wolney Queiroz explicou ainda que o objetivo é fazer com que todos os aposentados, aposentadas e pensionistas que tiveram descontos indevidos sejam identificados e ressarcidos. Para isso, nos casos daqueles que não buscaram os canais oficiais de informação do Meu INSS, telefone 135 ou o atendimento nas agências dos Correios, haverá uma busca ativa por essas pessoas.
 

“Nós vamos ver, no decorrer dos próximos meses, quantas entram em contato pelo meu INSS, pelas agências ou pelo 135. E depois a gente vai ver quem não entrou em contato: 500 mil pessoas, 200 mil pessoas, 50 mil pessoas. E nós vamos fazer uma busca ativa. Por quê? Porque há comunidades ribeirinhas, por exemplo, que não têm energia elétrica, não têm acesso ao telefone celular, não têm acesso ao computador, à internet. O INSS já está preparando um programa, através do PrevBarco. Nós temos os barcos da Previdência Social. Esses barcos vão fazer essa busca ativa, vão na casa do cidadão. E existe o PrevMóvel, que são veículos da Previdência Social também, que podem fazer essa busca ativa para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas que estejam sem poder se deslocar e não tenham acesso ao meu INSS, aos canais que já foram apresentados. Então há disposição de não deixar ninguém para trás”.
 

QUEM PARTICIPOU — Participaram do programa jornalistas dos seguintes veículos: Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões, Diário de Pernambuco, de Recife, Portal Extra do Rio de Janeiro, Rádio Guaíba de Porto Alegre, Rádio Correio 98 FM de João Pessoa, Rádio Bandnews FM de São Paulo, Rádio CBN de Maceió, e Rádio Itatiaia de Belo Horizonte.
 

BOM DIA MINISTRO — O “Bom dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil".

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

"ROUBO RURAL": POLÍCIA INVESTIGA GOLPES EM ESTANDE QUE USAVA NOME DE GRANDE EDITORA

 

A PM INTERDITOU O STAND E INVESTIGA O ACORRIDO

 9 de maio de 2025 - 3 minutos para saber 

Três Pontas, MG – A Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais investigam um esquema de fraude ocorrido durante a Expocafé 2025, a maior feira de cafeicultura do país que acontece em Três Pontas. Um estande, que supostamente utilizava o nome da "Editora Globo Rural" foi acusado de aplicar golpes em visitantes, realizando cobranças indevidas em cartões de crédito.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar (PMMG), equipes foram acionadas após denúncias de irregularidades no referido estande. Visitantes relataram que um grupo de pessoas abordava os frequentadores da feira oferecendo brindes, como chapéus e relógios, como pretexto para induzi-los a assinar revistas.
O golpe se concretizava no momento do pagamento. As vítimas alegam que os suspeitos utilizavam máquinas de cartão de crédito para registrar valores e condições de parcelamento diferentes dos que haviam sido combinados verbalmente. A tática, segundo a polícia, era ludibriar os consumidores, aproveitando-se do ambiente movimentado da feira.


Ao menos três vítimas procuraram as autoridades policiais presentes no evento para registrar ocorrência. Uma delas relatou ter sido convencida a assinar a revista por dois anos, com a promessa de brindes. No entanto, ao verificar a transação, constatou que seu cartão havia sido debitado em 12 parcelas de R$ 158,00, um valor substancialmente maior e com parcelamento distinto do acordado.
Outra pessoa relatou situação semelhante, sendo induzida a uma assinatura e tendo seu cartão utilizado para um pagamento de 12 parcelas de R$ 78,00, sem seu consentimento explícito para tais condições. Um terceiro caso, registrado na quarta-feira (28), envolveu uma vítima que, após aceitar um chapéu como brinde, assinou um documento que descobriu ser um contrato de assinatura de revistas no valor de 12 parcelas de R$ 157,00.
A administração da Expocafé foi informada sobre as denúncias e acompanhou a ação policial, determinando o fechamento imediato do estande investigado. No local, as equipes policiais apreenderam diversos materiais que podem servir como prova, incluindo documentos, contratos assinados, aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito e smartwatches.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os crimes de estelionato e outras possíveis fraudes. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema e determinar a extensão do golpe aplicado durante o evento. A PMMG reforça a importância de os consumidores estarem atentos a ofertas muito vantajosas e sempre verificarem cuidadosamente os detalhes de qualquer transação antes de efetuarem pagamentos.

COM: ASCOM/PMMG