quinta-feira, 9 de junho de 2022

RODRIGO PACHECO ASSUME PRESIDENCIA DO BRASIL

 

Pacheco assume a Presidência

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu interinamente nesta quarta-feira, 8, a Presidência da República, até o sábado 11.

A transmissão do cargo, que ocorreu na Base Aérea de Brasília, ocorre em função da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, onde participa da 9ª edição da Cúpula das Américas, de 6 a 10 de junho.

O primeiro vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), assume a Casa no lugar de Pacheco.

Pacheco assumiu a Presidência porque o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, está em visita oficial à Espanha, até o sábado 11, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, segundo na linha sucessória, faz parte da comitiva de Bolsonaro.

Na sexta-feira 10, na condição de presidente da República, Pacheco visitará João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, para participar das festas de São João, segundo informações da Agência Senado.

Essa é a segunda vez que Pacheco assume a Presidência da República. A primeira ocorreu no início de maio, com a viagem de Bolsonaro à Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai e Lira, nos Estados Unidos.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

DEVOLUÇÃO DE VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE NAS CONTAS DE LUZ É APROVADA PELO CONGRESSO E VAI À SANÇÃO

 

terça-feira, 7 de junho de 2022

DEMANDA POR AÇÕES DA TELEBRÁS COM RECURSOS DO FGTS SERÃO ENORMES: É A PREVISÃO DE ANALISTAS E EXECUTIVOS DO SETOR


Previsão de executivos e analistas é de que demanda por ações da Eletrobras com recursos do FGTS será enorme
“A demanda do FGTS vai ser enorme.” É a frase que mais se ouviu após consultar executivos de corretoras e analistas de bancos para saber a temperatura de grandes investidores e pessoas físicas para a privatização da Eletrobrás, maior empresa de energia da América Latina.

A estatal vai ser privatizada por meio de uma oferta de novas ações, o que levará a participação da União na empresa diminuir. Investidores do varejo podem participar de duas formas: comprar a ação diretamente ou usar parte do FGTS.

Bancos e corretoras não divulgam dados sobre as reservas, mas os relatos traduzem forte interesse pela operação. A demanda por grandes investidores também é grande, mas proporcionalmente menor do que se comparada às reservas de ações da estatal com uso de recursos do tempo de serviço, o famoso FGTS.

A expectativa é que haja provavelmente um corte no FGTS, porque foi estabelecido um teto de R$ 6 bilhões para o uso de recursos nessa oferta pública. A aplicação de quem optar por usar o valor do FGTS poderá ser de até 50% do saldo de cada conta.

Segundo o balanço do FGTS de 2020, há R$ 570 bilhões em recursos de trabalhadores. Se 5% desses trabalhadores (pouco menos de R$ 30 bilhões) resolverem entrar com um valor possível, a operação da Eletrobras só com FGTS teria uma demanda de R$ 15 bilhões.

Portanto, o corte deve ser de mais de 50%. Ou seja, quem entrar com R$ 100 mil do FGTS deve levar menos de R$ 50 mil em ações da Eletrobras. A demanda se explica, na visão do mercado financeiro, porque estamos diante da maior oferta de ações na bolsa brasileira desde a megacapitalização da Petrobras, feita há mais de dez anos.

Créditos: Revista Oeste.

PREFEITURA E EMATER ADQUIREM TOBATA PARA HORTAS COMUNITÁRIAS

O produtor Donizete Eduardo operando o mini-trator


Em Varginha existem hortas familiares-comunitárias em diferentes bairros. A iniciativa visa gerar renda para as famílias e incentivar o plantio orgânico. Agora, a produção de hortaliças, frutas e legumes ganhará um ímpeto. É que a Prefeitura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), adquiriu um tobata. “É um mini-trator movido a combustão e que vai ajudar os produtores”, explica o prefeito Vérdi Melo. 

A máquina está na horta familiar do Donizete Eduardo, no bairro Nova Varginha. “É uma mão na roda pra fazer canteiro, enquanto eu gastava até 15 dias para fazer cinco canteiros, agora gasto meia hora”, conta Donizete. O produtor diz ainda que “a Prefeitura nem imagina o benefício dessa aquisição e além da gente produzir para o consumo próprio, fazemos doações para famílias que não podem comprar, doamos também para entidades beneficentes como o Lar São Vicente e o forte é o fornecimento diário para restaurantes que preferem produtos orgânicos fresquinhos”, revela Donizete que afirma que agora não vai faltar produtos mais, já que o plantio será mais rápido graças ao tobata que possibilita fazer os canteiros com rapidez. 

O assistente da Secretaria Municipal de Agricultura, Chiquito Bebiano visita frequentemente as hortas. “Nessa horta do Donizete tem acelga, três tipos de alface, tomatinho cereja, rúcula, salsinha, hortelã, agrião, couve-flor, cebolinha, cebola de cabeça, cenoura, cana e batata-doce e com esse investimento, a Prefeitura auxilia os produtores, pois o tobata vai estar em todas as hortas comunitárias e também poderá auxiliar produtores da zona rural”, enfatiza Chiquito.

CRÉDITOS: ASCOM/PMV

"HABILIDADES, NÃO DIPLOMAS, DEFINEM OS MELHORES TALENTOS", DIZ CEO DO LINKEDIN

 

Jeff Weiner, CEO do LinkedIn (Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

Jeff Weiner, CEO do LinkedIn (Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

Em processos seletivos, é comum que recrutadores levem em consideração a universidade onde se formaram os candidatos — sobretudo para dar preferência aos que frequentaram as instituições mais renomadas. Para Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, tal prática não faz o menor sentido. Durante uma palestra na ASU GSV Summit, o executivo defendeu o que acredita ser importante analisar na hora de contratar alguém. Segundo ele, o LinkedIn quer alguém com paixão pelo que faz, ética, perseverança, lealdade e mentalidade de crescimento (o "Growth Mindset" sobre o qual tem se falado tanto no mundo corporativo recentemente).

"Estas são qualidades que você não vê necessariamente em um diploma", defende Weiner. "Há habilidades que tendem a ser completamente negligenciadas quando as pessoas estão examinando currículos ou perfis do LinkedIn. E, no entanto, cada vez mais, achamos que esses são os tipos de pessoas que fazem a maior diferença dentro da nossa organização."

"Cada vez mais eu ouço esse mantra: habilidades, não diplomas. Não são habilidades que dispensam diplomas. Trata-se apenas de expandir nossa perspectiva para ir além dos diplomas." Ou seja, três palavras que podem fazer toda a diferença no processo de contratação: habilidades, não diplomas. E faz todo o sentido.

"Nós nos orgulhávamos de no recrutamento ter uma lista incrivelmente curta de universidades, e muitas empresas do Vale do Silício costumavam fazer o mesmo", disse Weiner. "Certamente não estamos sozinhos. Recentemente, demos uma olhada no perfis do LinkedIn e constatamos que, entre os trabalhadores do setor de tecnologia dentro do Vale, apenas 5% deles tiveram formações não tradicionais".

Nos últimos anos, no entanto, empresas têm percebido que existe muito talento escondido — e que muitas pessoas inteligentes e apaixonadas estão desprezando o ensino superior tradicional. 

"Estamos tentando nos afastar dessa ideia de que todos na equipe de engenharia, e todos no geral, devem ter vindo de uma escola específica ou ter que ter um grau diploma", disse Weiner. "Sim, diplomas de [ciência da computação] de escolas específicas podem te levar a encontrar um talento incrível. Mas há tanto talento para ser encontrando se as pessoas estiverem abertas buscá-los em lugares diferentes." 

COM: NEGÓCIOS

VOCÊ SABIA QUE O MAIOR RIO DO MUNDO NÃO TEM NENHUMA PONTE PASSANDO SOBRE ELE?

 Vc sabia? Que o rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo e também é o maior em extensão, com seus 6.992 km, que superam em 140 km o tamanho do rio Nilo. Dados dos estudos que apresentam esses números, foram  divulgados em 2008, sem contestação. - E O MAIS IMPRESSIONANTE, É QUE NÃO  EXISTE NENHUMA PONTE PASSANDO SOBRE ELE. 



ELES TEM MEDO DE QUÊ? SAIBA O QUE AFLIGE O CANDIDATO VERMELHO

Saiba do que Lula tem medo

É nítido que o ex-presidiário Lula tem evitado aparecer na rua. A situação já tem até outro nome, pelo fato de que o PT intitulou de “ambientes não controlados”.

Em todas as suas aparições públicas, o petista tem dado preferência a eventos com rígido controle de acesso de público, resultado em plateias totalmente entusiásticas, com risco zero de contestação ou animosidade que desmintam a sensação de vitória iminente de Lula, quem sabe ainda no primeiro turno.

O partido, obviamente, tem a explicação pronta para que Lula não encare as ruas, e que vai de questões de segurança até o receio de algum ato público acabar caracterizado como propaganda eleitoral antecipada – como se um discurso para uma plateia puramente chapa-branca não pudesse também se encaixar nesse conceito. Mais ainda: o PT e Lula garantem que, a partir de 15 de agosto, quando a campanha eleitoral começar oficialmente, o hoje pré-candidato irá “viajar o Brasil” e “conversar com o povo brasileiro”. No entanto, mesmo na hipótese de que não haja um “medo das ruas” da parte do petista, há uma outra relutância que deveria ser vista com muita preocupação por todos os que partilham da preocupação com o futuro da economia brasileira.

Os grandes problemas atuais da economia nacional – inflação, desemprego, juros altos, real desvalorizado, saúde fiscal deteriorada – não serão resolvidos com aquilo que Lula vem prometendo; pelo contrário, eles serão agravados 

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada em 28 de maio mostra que Lula tem se recusado terminantemente a encontrar empresários para expor sua plataforma econômica. Membros da pré-campanha de Lula afirmaram que o petista já foi procurado para conversas com integrantes do mercado financeiro, mas já disse que não participará de nenhum evento no qual ele possa ser questionado abertamente sobre suas propostas para a economia. Em vez disso, ele acaba enviando emissários, como empresários amigos e ex-ministros. Oficialmente, o argumento é o de que o plano de governo ainda não está pronto; mas, neste caso, faltou combinar com o próprio Lula, que já anunciou todo tipo de loucura quando está diante de plateias que aplaudam entusiasticamente tudo o que saia de sua boca.

Afinal, o ex-presidente já prometeu derrubar o teto de gastos, revogar (ou ao menos “revisar” a reforma trabalhista de 2017 (criação de pessoas com “mentalidade escravocrata”, chegou a afirmar), interferir na política de preços da Petrobras para “abrasileirar” o preço dos combustíveis, e frear ou até mesmo revisar privatizações. Esse tipo de promessa, aliás, não é feito apenas diante de apoiadores; aparece dia sim, dia também nas mídias sociais de Lula, em artigos de jornal como o assinado por Guido Mantega no início deste ano, e até mesmo em alguns eventos com empresários aos quais o ex-presidente envia representantes. Um caso emblemático foi o de um jantar ao qual Lula mandou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann – participantes descreveram o conteúdo como “horroroso”, remetendo à “nova matriz econômica” que devastou o Brasil no governo Dilma Rousseff.

Há quem diga que a retórica do atraso se destina apenas a “eletrizar a militância”, e que o programa de governo será diferente, como aconteceu com o “Lulinha paz e amor” de 2002 – afinal, todos os formadores de opinião que se esforçam diariamente em descrever Lula como um “moderado” teriam dificuldades em sustentar seu discurso diante de cada fala que anuncia a perspectiva de uma guinada tão radical à esquerda. Mas Lula não tem necessidade de pregar para convertidos. O mais provável é que o ex-presidente e seu partido estejam expondo suas reais convicções num raro rasgo de sinceridade, contando talvez que outra parte do eleitorado apenas associe a figura de Lula a um tempo de bons indicadores econômicos, sem refletir muito sobre como esses indicadores foram conquistados, sobre como Lula recebeu uma “herança bendita” de FHC e aproveitou um bom momento internacional, e sobre como o desastre veio assim que o PT implantou sua própria política econômica. Mas disso tudo os empresários e representantes do mercado financeiro – ao menos aqueles que não foram “amigos do rei” no passado, ou não tenham se deixado cegar pela ideologia – lembram muito bem, e isso pode explicar a relutância de Lula em se encontrar com eles.

Os grandes problemas atuais da economia nacional – inflação, desemprego, juros altos, real desvalorizado, saúde fiscal deteriorada – não serão resolvidos com aquilo que Lula vem prometendo; pelo contrário, eles serão agravados. Isso não é mera hipótese: já foi realidade menos de uma década atrás, quando o programa gastador e estatizante do petismo foi implantado e o resultado foi a maior recessão da história do país. Mas Lula não quer ter de ouvir isso, pois ele não teria resposta satisfatória a dar. É muito mais simples esconder-se e contar com a memória curta do brasileiro em outubro.

COM: TBN

BRASIL TEM 500 MIL 'INFLUENCIADORES' DIGITAIS: CIFRA IGUAL AO NÚMERO DE MÉDICOS NO PAIS

Mega influenciadores, aqueles com mais de um milhão de inscritos, podem faturar até R$ 500 mil mensais

Jade Picon, ex-BBB 22, é uma influenciadora brasileira.(foto: Reprodução/Instagram)
O número de influenciadores digitais mapeados no Brasil já alcançou o de médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022. De acordo com a Folha de S. Paulo, citando um estudo da multinacional Nielsen, já são 500 mil influenciadores digitais no País.

Influenciadores são aqueles que têm pelo menos 10 mil seguidores nas redes sociais. Segundo a empresa de marketing de influenciadores SamyRoad, os com 10 mil a 20 mil seguidores são chamados de micro influencers ― esses chegam a ter um faturamento de até R$ 15 mil.

Existem, ainda, outros três “níveis”:

  • Médios influenciadores, entre 20 mil e 200 mil seguidores. Faturamento de até R$ 30 mil.
  • Macro influenciadores, entre 200 mil e 1 milhão de seguidores. Faturamento de até R$ 100 mil mensais.
  • Mega influenciadores, com mais de 1 milhão de seguidores. Faturamento estimado de R$ 500 mil mensais.

As cifras estimadas correspondem, no entanto, a parcerias dos profissionais com marcas, já que a maioria das redes sociais (como o Instagram) não monetiza os conteúdos.

Influenciadores comuns

Também vale destacar que boa parte dos influencers são pessoas comuns. Diferente de nomes super famosos, como o humorista Whindersson Nunes, a ex-BBB Juliette e a atriz Giovanna Ewbank, esses influenciadores são impulsionados principalmente por abordar assuntos cotidianos.

Faturamento nas redes sociais em 2021

Um levantamento do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios) ainda indica que, em 2021, o valor faturado por publicidades nas redes sociais foi de R$ 1,43 milhão. O valor é maior do que a soma entre o faturamento em jornais, rádios e revistas (R$ 1,2 milhão).


COM: O POVO

segunda-feira, 6 de junho de 2022

BRASIL QUER MAIS 11 PRODUTOS SEM IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO

Governo federal pode zerar imposto de importação de 11 produtos

O governo estuda uma nova rodada de reduções de alíquotas de Imposto de Importação. A ideia é fazer um corte geral de 10% e zerar a alíquota de 11 produtos, incluindo alimentos e aço, que tem grande peso na construção. 

A expectativa com isso é conter a alta de preços gerada pela inflação.

O tema pode ser tratado em reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) nesta semana.

Em março o Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex) decidiu zerar as alíquotas de 6 alimentos. A ideia agora é ampliar a lista de produtos isentos. Já em novembro de 2021, o governo cortou em 10% as alíquotas do Imposto de Importação. A proposta é fazer novo corte na mesma proporção.

Entretanto, a redução exige um alinhamento com Argentina, Uruguai e Paraguai, porque a mudança afeta a TEC (Tarifa Externa Comum) – conjunto de tarifas sobre a importação estabelecida em 1º de janeiro de 1995.

Por outro lado, o Ministério da Economiadefende a redução, mesmo que haja resistência dos membros do bloco sul-americano.

COM: GOV.BR/OESTE

sexta-feira, 3 de junho de 2022

VEREADOR DENUNCIA DOUTRINAÇÃO LGBTPARA CRIANÇAS PROMOVIDA PELO SESC; VEJA VÍDEO

 Vereador denuncia doutrinação LGBTQIA+ para crianças promovida pelo Sesc; VEJA VÍDEO

O vereador Alexandre Isquierdo se manifestou sobre a temática de uma palestra no Sesc sobre cinema LGBTQIA+ para crianças. Confira no vídeo:


TURQUIA MUDA DE NOME: ESTRATÉGIA DE MARKETING

Turquia muda de nome

Não apenas as empresas mudam de nome como parte de uma estratégia de mercado. Isso pode ocorrer com países. É o caso da Turquia, que anunciou estar mudando seu próprio nome para Türkiye.

“O processo para aumentar o valor da marca do nosso país está chegando ao fim”, escreveu nas redes sociais Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, na segunda-feira 31.

Cavusoglu enviou uma carta ao secretário-geral da ONU para registrar o novo nome do país. A ONU informou, na quarta-feira 1, que a mudança já está em vigor.