terça-feira, 7 de junho de 2022

PREFEITURA E EMATER ADQUIREM TOBATA PARA HORTAS COMUNITÁRIAS

O produtor Donizete Eduardo operando o mini-trator


Em Varginha existem hortas familiares-comunitárias em diferentes bairros. A iniciativa visa gerar renda para as famílias e incentivar o plantio orgânico. Agora, a produção de hortaliças, frutas e legumes ganhará um ímpeto. É que a Prefeitura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), adquiriu um tobata. “É um mini-trator movido a combustão e que vai ajudar os produtores”, explica o prefeito Vérdi Melo. 

A máquina está na horta familiar do Donizete Eduardo, no bairro Nova Varginha. “É uma mão na roda pra fazer canteiro, enquanto eu gastava até 15 dias para fazer cinco canteiros, agora gasto meia hora”, conta Donizete. O produtor diz ainda que “a Prefeitura nem imagina o benefício dessa aquisição e além da gente produzir para o consumo próprio, fazemos doações para famílias que não podem comprar, doamos também para entidades beneficentes como o Lar São Vicente e o forte é o fornecimento diário para restaurantes que preferem produtos orgânicos fresquinhos”, revela Donizete que afirma que agora não vai faltar produtos mais, já que o plantio será mais rápido graças ao tobata que possibilita fazer os canteiros com rapidez. 

O assistente da Secretaria Municipal de Agricultura, Chiquito Bebiano visita frequentemente as hortas. “Nessa horta do Donizete tem acelga, três tipos de alface, tomatinho cereja, rúcula, salsinha, hortelã, agrião, couve-flor, cebolinha, cebola de cabeça, cenoura, cana e batata-doce e com esse investimento, a Prefeitura auxilia os produtores, pois o tobata vai estar em todas as hortas comunitárias e também poderá auxiliar produtores da zona rural”, enfatiza Chiquito.

CRÉDITOS: ASCOM/PMV