quinta-feira, 9 de junho de 2022

PODEMOS REDUZIR PRESSÃO ARTERIAL: NOVO ESTUDO MOSTRA COMO; VEJA

 

Novo estudo mostra como reduzir pressão arterial; VEJA

Os benefícios dos ácidos graxos para a saúde já são amplamente conhecidos pela ciência e caíram no gosto de quem busca por qualidade de vida. Este tipo de gordura, popularmente chamada de ômega 3, também pode ser uma importante aliada para reduzir a pressão arterial, segundo um estudo publicado recentemente no jornal científico da American Heart Association.

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau em Macau, na China, analisaram os resultados de 71 ensaios clínicos de todo o mundo publicados entre 1987 e 2020, com cerca de cinco mil participantes com idades entre 22 e 88 anos, para observar os efeitos do consumo de ômega 3 na saúde de adultos hipertensos e com distúrbios de colesterol.

“De acordo com nossa pesquisa, o adulto médio pode ter uma redução modesta da pressão arterial ao consumir cerca de 3 gramas por dia de ácidos graxos”, afirmou em comunicado o autor do estudo Xinzhi Li, professor assistente e diretor do programa da Escola de Farmácia da universidade.

O estudo avaliou a ação do DHA (docosahexaenoico) e do EPA (eicosapentaenóico), ácidos graxos encontrados em peixes como salmão, sardinha e atum, mas que também podem ser consumidos por meio de cápsulas.

Para quem não consome produtos de origem animal, os suplementos de algas com EPA e DHA também são uma opção.

“A maioria dos estudos relatou suplementos de óleo de peixe, em vez de ômega 3 EPA e DHA consumidos em alimentos, o que sugere que os suplementos podem ser uma alternativa para aqueles que não podem comer peixes gordurosos, como salmão, regularmente”, disse Li.

Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, combater o sobrepeso ou a obesidade, não fumar e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são outros métodos descritos tradicionalmente pelos médicos como aliados no controle da pressão arterial.

O ômega 3 está no grupo de gorduras que fazem bem à saúde. De forma natural, ele é encontrado em peixes de águas frias, como salmão e sardinha, e em vegetais, como algas, nozes, chia e linhaça.

A suplementação por meio de cápsulas virou moda há algum tempo e não sem motivo: o nutriente ajuda em importantes funções do organismo humano.