segunda-feira, 20 de junho de 2022

O DIESEL CUSTANDO MAIS CARO QUE A GASOLINA: FATO INÉDITO PROVOCA TURBULÊNCIAS EM TODOS OS SETORES DA ECONOMIA

FOTO: Posto Líder/Internet


O consumidor deve sentir imediatamente, novos impactos no orçamento com o aumento no preço dos combustíveis. Isso porque a Petrobras anunciou, na sexta, um novo almento de preços que vai gerar oscilações próximas aos 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no diesel

Em Varginha, sul de Minas Gerais, o preço médio do litro do óleo diesel já supera o preço da gasolina; Esta é a primeira vez na história recente que o combustível utilizado em veículos de carga custará mais do que a gasolina. Para os donos de ônibus, caminhões e caminhonetes, Esse custo do diesel é muito preocupante. Porque atrás do diesel vem toda a cadeia: transporte, alimentação, são vários fatores. E na composição do preço também, para o revendedor, vai vir mais o frete – diz.

Efeito Cascata

Esses efeitos em cadeia devem ser sentidos, em um primeiro momento, nos preços dos alimentos perecíveis, como frutas, verduras e legumes. O valor mais caro já poderá ser sentido pelos consumidores neste sábado, nas feiras e supermercados.
Os impactos serão percebidos, em vários setores, atingindo produtos como carnes, artigos de limpeza e medicamentos.

– Isso está acontecendo, principalmente, porque a Petrobras utiliza a paridade do poder de compra, ou seja, atrela o preço interno do nosso combustível ao preço externo. Lembrando que isso é uma política do governo Michel Temer que não foi mudada no atual governo, e nós não temos discussões para futuros governos como vão mudar isso.