quinta-feira, 18 de maio de 2017

Museu Municipal de Varginha inaugura Sala Nico Vidal nesta sexta-feira, 19





Está tudo pronto para a inauguração da Sala Sala Nico Vidal, que ocorrerá amanhã, sexta-feira, dia 19, nas dependências do Museu Municipal.  Um espaço que contemplará fotos históricas, documentos, manuscritos e jornais antigos, que ficarão expostos de forma alternada, ou seja, periodicamente a exposição será renovada com fotos inéditas.
Todo o acervo que será disponibilizado ao público foi cuidadosamente guardado pelos descendentes de Nico Vidal que, seis anos após o seu falecimento, decidiram doar o patrimônio ao Museu Municipal, para que fosse preservado e ficasse ao alcance de todos. Um conjunto  bastante extenso, considerando que Nico Vidal era dono de um dos maiores acervos particulares de fotos da cidade.
Antônio Vidal de Carvalho, o “Nico Vidal”, era conhecido como o “homem que carregava a história”. Sempre disposto a receber as pessoas e contar inúmeras curiosidades sobre Varginha, foi acumulando, ao longo de seus 99 anos, centenas de fotos, documentos, livros e jornais que retratam e descrevem períodos importantes da história de Varginha.
De acordo com o diretor superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, “É muito gratificante poder disponibilizar ao público esse verdadeiro tesouro. São fotos e documentos em sua grande parte inéditos, que muito contribuirão para a pesquisa de estudantes e historiadores de Varginha, permitindo acrescentar fatos e informações à história de nosso município, até então desconhecidos do público em geral”.

As fotos pertencentes ao acervo estarão disponíveis no site da Fundação Cultural, no seguinte link:http://fundacaoculturaldevarginha.com.br/patrimoniocultural/fotos-antigas-de-varginha/acervo-nico-vidal/