sexta-feira, 19 de maio de 2017

Profissionais da UPA/VARGINHA passam por capacitação


  
Simulação Realística na Urgência e Emergência do Adulto no Sistema Único de Saúde – SUS –

No período de 16 a 17 de maio, a Coordenadora de Enfermagem da UPA, Gilmara B. de Paiva, participou em São Paulo, de um curso de capacitação em Simulação Realística na Urgência e Emergência do Adulto no Sistema Único de Saúde – SUS, realizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein.


A simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora que permite experiência prática, em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada, o que tem impacto tanto no conhecimento quanto em habilidades e atitudes relacionadas á prática profissional. Utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares, focando não somente nas habilidades técnicas e comportamentais. 
 

 I Simpósio de Controle de Infecção Hospitalar de Poços de Caldas


No período de 15 a 16 de maio, Alessandra Aparecida da Costa – Enfermeira Responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH  e Núcleo de Segurança do Paciente da UPA, juntamente com o Médico Infectologista e Responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH -/Plantonista Clínico da UPA, Dr. Tadeu Henrique Pereira, participou no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, do  I Simpósio de Controle de Infecção Hospitalar de Poços de Caldas



O controle da infecção hospitalar diz respeito à ética de não causar dano ao paciente expondo-o a infecções desnecessárias e à manutenção do equilíbrio no ambiente do organismo humano com seus parasitas.

A Portaria 2.616, de 12 de maio de 1998, vigente no País, considera que: “as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do município e de cada hospital...”.
Na busca desses resultados devem ser constituídas as CCIH, de caráter obrigatório pelo Ministério da Saúde.

Na tentativa de melhor explicar o papel dessa ciência no contexto hospitalar, foi realizado o Simpósio de Infecção Hospitalar na Cidade de Poços de Caldas, que reuniu  vários profissionais ligados a este programa para discutirem melhor este contexto , onde foi realizado a troca de experiências dos diversos serviços presentes.