quinta-feira, 17 de maio de 2018

PRESO ENGOLE CINCO CELULARES E TEM INDIGESTÃO


Riverson Fernandes aproveitou saída no indulto do dia das mães para engolir os aparelhos de telefone celular. Como não conseguiu expeli-los de forma natural, precisou de socorro médico




Uma situação inusitada, mas que colocou em risco a vida de um preso de Formiga, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi registrada na manhã desta quinta-feira na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. O detento, que deu entrada no local com forte dor abdominal, admitiu ter engolido cinco aparelhos de celular com carregadores, depois de uma rápida saída do presídio. Um raio-X foi realizado e ficou constada a presença dos objetos no corpo dele, e à tarde ele deu entrada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS).

De acordo com informações da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Formiga, que prestou os primeiros cuidados, por volta das 10h de ontem, o interno Riverson Costa Fernandes, de 31 anos, foi atendido com queixa de forte dor abdominal. Ele estava escoltado por agente penitenciários, que até então desconheciam a origem do mal-estar do preso, mas que suspeitavam de alguma irregularidade.

Durante as investigações médicas, Riverson admitiu que estava em liberdade, por ocasião do indulto do dia das mães, quando engoliu os cinco aparelhos de celular e os carregadores. O objetivo era conseguir expelir os aparelhos ao retornar, forçando o vômito. 
Porém, os planos do detento deram errado, já que ele não conseguiu expelir os celulares por meios naturais. Os corpos estranhos então começaram a contaminar o organismo do interno e causar dor abdominal. Com quadro de saúde complicado, ele pediu ajuda ao departamento médico da unidade prisional. 


Depois de constatada a gravidade por meio de raio-X, os médicos da UPA consideram que a transferência para o HPS João XXIII seria o mais adequado do ponto de vista de equipamentos médico e segurança. Uma ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Formiga foi preparada para a transferência do preso. Ele foi algemado e, além da equipe médica, dois agentes penitenciários seguiram no veículo, e mais um grupo de guardas fizeram a escolta em uma viatura.

No João XXIII, apesar de a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) se negar a dá qualquer tipo de informações, foi apurado que alguns dos objetos foram retirados, por meio de endoscopia. Porém, Riverson Fernandes está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), em estado grave, aguardando procedimentos para retirada dos demais aparelhos.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que, ontem, após trabalho de inteligência e monitoramento dos detentos que regressaram do benefício de saída temporária, concedido pelo Poder Judiciário, agentes penitenciários do presídio de Formiga constataram que o detento Riverson Costa Fernandes havia ingerido materiais ilícitos.

“O detento declarou que se tratava de cinco aparelhos celulares (tamanho aproximado de um pen drive) e um carregador. Considerando que as unidades locais de saúde não conseguiram realizar os procedimentos necessários, o custodiado foi conduzido ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, onde se encontra internado sob escolta aguardando o procedimento médico devido”, disse o comunicado.


 Dê: EM