quarta-feira, 17 de outubro de 2018

NOVO TEMPO GANHA UNIDADE DE SAÚDE


               

A Prefeitura de Varginha inaugurou no dia, 11, a Unidade de Saúde “Enfermeira Selma Maria Tobias”, localizada no bairro Novo Tempo, que irá atender  aos moradores dos bairros Novo Tempo, Carvalhos e Cruzeiro do Sul.
                 Orçada em R$ 750.000,00, a nova UBS conta com uma equipe do Programa Saúda da Família (PSF), composta por uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um médico de família, uma agente de saúde, uma profissional de limpeza e uma recepcionista, que terá o apoio de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que inclui uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e uma assistente social.
             No local serão oferecidos os seguintes serviços e atendimentos  à população: atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças; acompanhamento das famílias e pessoas em todos os ciclos de vida, com consultas médicas e de enfermagem; educação em saúde com grupos específicos de usuários; pré – natal; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças; coletas para exame preventivo de câncer de colo de útero; curativos; retiradas de pontos; administração de medicamentos e nebulização em sala própria e testes rápidos, além do atendimento odontológico.
 A UBS faz uma homenagem a enfermeira Selma Maria Tobias, falecida Aos 48 anos, em janeiro de 2013, após sua luta contra o câncer. Uma forma de reconhecimento por toda a extensão de sua carreira, pelo êxito na área profissional, competência, profissionalismo e carisma. 
A solenidade contou com s presenças do esposo da homenageada,  José Cláudio Gonçalves Pereira e de suas filhas, Carol Tobias Gonçalves Pereira e Gabriela Tobias Gonçalves Pereira, além de amigos e colegas de trabalho.

 “Hoje para nós é um dia especial, quando estregamos mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez para atender a uma região tão populosa como a dos bairros Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo”, disse o Prefeito Antônio Silva lembrando que mesmo diante a todas as dificuldades, incluindo os atrasos de repasses por parte do Estado e União, a prefeitura tem conseguido sobreviver. “ Hoje entregamos esta unidade, mas já inauguramos nessa região um CRAS, um Centro de Educação Infantil e agora estamos concluindo as obras e uma grande escola de Educação Infantil”, declarou o prefeito que ao final saudou a família da homenageada, enfermeira Selma Tobias.
 Saudando as autoridades presentes, os servidores e em especial os moradores da região, o vice-prefeito Verdi Melo falou da alegria de compartilhar este mento feliz com a comunidade que recebe um local que dará o atendimento merecido por todos. ‘Enquanto grande parte dos municípios estão parados, nós caminhamos na contra mão de direção, trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Nossa administração é séria, aqui se se paga fornecedor, aqui se paga servidores, e aqui se  realiza obras”.
 Mário terra, secretário municipal de Saúde, agradeceu a equipe da Semus e da UBS, “que não mediu esforços para entregar a comunidade um serviço de qualidade como esta UBS.  Falou da homenagem merecida e enfermeira Selma. “Todos que trabalham na saúde são merecedores de reconhecimento”.
 Já o presidente da Câmara, vereador Leonardo Ciacci cumprimentou a prefeitura pela inauguração de mais numa UBS que certamente fará a diferença para os moradores da região,  “a 6ª UBS inaugurada este ano levando conforto e atenção a todos”.
  
                                      Obras na Saúde

 Com esta inauguração, são seis o número de UBS inauguradas este ano pela atual administração (Centenário, Mont Serrat, Vila Mendes, Bom Pastor, Imaculada e agora Novo tempo). Isso sem contar a reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor, a reforma do Centro de Oncologia, a construção de uma sede própria para o Centro de Fisioterapia. Já é uma realidade o projeto de construção do Hospital da Criança em uma área próxima ao Hospital Bom Pastor que fará daquela região um complexo na área da saúde com destaque para o atendimento de traumas, tratamento de câncer e especialização infantil.