Projeto “Nascentes de Furnas
Com a entrada da primavera no dia 23 de setembro, iniciaram no município de Varginha as ações do Projeto “
Nascentes de Furnas”, criado por Furnas Centrais Elétricas S/A e Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varginha e EMATER – MG/Varginha.
Através deste Projeto ocorrerá a revitalização de 10 nascentes na área rural de Varginha, que se encontram distribuídas nas fazendas Gericó, Santa Clara, Tachos e Boqueirão.
O trabalho consiste no plantio de 2.200 mudas de árvores nativas, podendo ser citadas algumas espécies como: Jatobá, Ingá, Amoreira, Açaizeiro, Pitangueira, Ameixeira, Balsamo, Pau-formiga, Jacarandá, Goiabeira, Aroeira-pimenteira, Paineira-rosa, Açoita-cavalo, Moreira, Saboneteira, Angico-branco, Cambui, Mutambo, Peroba-d’água, Ingá-cipó, Guanandi, Aldrago, Sangra d’água, Pororoca.
Além disso, está sendo realizado o cercamento do entorno das nascentes, a fim de impedir o pisoteio pelos animais domésticos de grande porte (sem impedir seu acesso aos bebedouros) e com o cuidado de facilitar a passagem dos animais silvestres, através da instalação de 2 fios de arame liso na parte inferior da cerca.
Tais ações são voltadas para o aumento da disponibilidade e qualidade da água, garantindo o bem-estar da população.
Passoal
Tem muitas informações importantes sobre o projeto nos sites a seguir: