segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ESCORPIÃO: CRIANÇA MORRE EM ALFENAS DEPOIS DE TER SIDO PICADA PELO ARACNÍDEO

Acaba de ser confirmada pelo Hospital Alzira Velano, em Alfenas, o óbito de um menino de apenas 7 anos de idade que estava internado no Hospital. 

A criança deu entrada no Pronto Socorro por volta da meia noite, depois de ter sido vítima da picada de um escorpião que ofendeu o pé da criança. 

Obedecendo protocolo, a vítima recebeu imediatamente o soro contra o veneno e todos os demais procedimentos orientados pela OMS, foi colocada em observação, mas, não resistiu e veio à óbito na manhã de hoje.

A família da criança reside na cidade de Poço Fundo e a demora no socorro pode ter sido agravante para o resultado do acidente.

A picada de escorpião causa muitos transtornos ao organismo humano: dor imediata, sudorese, febre, sensação de frio, contrações musculares, irregularidades cardio-respiratórias, e pode levar à morte. 

* Qualquer acidente com escorpião deve ser avaliado por um médico o mais rápido possível.

Em várias regiões do estado de Minas Gerais, tem-se observado um aumento na ocorrência de escorpiões e esse é o segundo caso de morte pela picada de escorpião na região sul de Minas nesse ano, o primeiro caso foi registrado em Passos.


Os escorpiões procuram alimento durante a noite e, frequentemente, penetram nas residências humanas, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa utilizam-se do ferrão venenoso. 


Os escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).