Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, destaca que profissionais podem ser contratados de maneira emergencial para imunização.
Foto: Divulgação - José Ferreira, de 111 anos, deve ser primeiro imunizado contra Covid-19 em Varginha, segundo secretário de Saúde — |
O início da vacinação no país ainda depende também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17). No entanto, o Secretario Municipal de Saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, destacou ao G1 que a cidade possui câmaras frias e seringas agulhadas necessárias para iniciar a vacinação.
“Temos as seringas agulhadas necessárias e 28 câmaras frias para as vacinas. Usaremos a unidade central de vacinas, na policlínica central, bem como outras 16 salas de vacinas das UBS [Unidades Básicas de Saúde]. Teremos uma sala de vacinas por quadrante que funcionará em horários diferenciados, a exemplo das unidades de gripe”, disse o secretário.
Luiz Carlos Coelho destacou que, em caso de necessidade, a prefeitura já tem proposta de edital para contratação emergencial de reserva de técnicos para as equipes de imunização. Ele também frisou que o mesmo edital dispõe sobre possível ampliação de pontos estratégicos de vacinação e itinerantes.
O secretário informou que a vacinação na cidade, assim que tiver início no Brasil, seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI). Desta forma, idosos e profissionais de saúde, por exemplo, são os primeiros a receber a vacina.
1ª imunização
O secretário de Saúde revelou que foi feita uma indicação para que um idoso que acaba de completar 111 anos e vive em um asilo da cidade seja o primeiro vacinado.
“Na reunião da tarde de hoje [quinta-feira] com equipe técnica de imunizações, inclusive, a equipe propôs que ofereçamos ao Lar São Vicente para indicar o ‘Sr. Mudinho’ para ser o primeiro de Varginha a ser vacinado”, destacou o secretário, se referindo a José Ferreira, que fez aniversário no último domingo (10).
DO: G1