quarta-feira, 20 de abril de 2022

DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA: ESSA SEMANA NÃO TEM VIAGEM À POÇOS DE CALDAS PARA DOAÇÃO


O Hospital Bom Pastor de Varginha para garantir o atendimento das Urgências e Emergências, Cirurgias e Atendimentos Oncológicos atende pessoas que fazem doações de sangue duas vezes ao mês na Policlínica Central. 

Além disso, leva os doadores todas às quintas-feiras ao Hemominas de Poços de Caldas, onde é possível fazer a doação de Sangue e fazer também o cadastro no Redome (Banco de Medula Óssea).

Para possibilitar a acesso dos doadores ao Hemominas, a Prefeitura de Varginha junto com o Hemominas de Poços de Caldas fornece aos doadores transporte gratuito, lanche, almoço e atestado. 

Nesta semana, devido ao feriado nacional, não haverá a viagem até Poços de Caldas. O próximo Grupo de Doadores sairá na quinta-feira da próxima semana, dia 28, às 6h30, do Setor de Embarque do Terminal Rodoviário de Varginha.

É preciso agendar antes no 9 9734-9458 com Maida (Hospital Bom Pastor). 

O  que você precisa saber para ser doador de Medula Óssea

- É necessário ter entre 18 e 35 anos;

- Boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas;

- Procurar o Hemominas mais próximo e apresentar documento oficial com foto.

O transplante de Medula Óssea é necessário para pacientes que tem doenças do sangue como a anemia aplástica grave, outras anemias adquiridas ou congênitas, e na maioria dos tipos de leucemias, como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfóide aguda. 


O transplante pode ser indicado para tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças, incluindo casos de mieloma múltiplo, linfomas e doenças autoimunes."


     🧬Medula óssea: doe esperança, doe vida em vida!🧬 

-Você sabia que pode se cadastrar ao Redome, e se tornar um possível doador de Medula Óssea?-

Se você estiver dentro dos critérios abaixo, no ato do cadastro no Hemominas (durante a Doação de Sangue) em poços de Caldas você pode pedir para se cadastrar no Bando de Medula também!

  Você precisa: ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;

    apresentar documento oficial de identidade, com foto;

    preencher os formulários:

    Formulário de identificação do candidato à doação de medula e  Formulário do Termo de Consentimento colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Depois disso você deve atualizar seus dados de candidato à doação de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) somente é feita no site do INCA, órgão responsável pelo cadastro nacional, mesmo que a entrada tenha sido pela Hemominas. O formulário para atualização dos dados está disponível em http://www1.inca.gov.br/doador/