FOTO: TERRENO NA LATERAL DO ESTÁDIO MELÃO E AO FUNDO, MATA DO PQ SÃO FRANCISCO |
A Prefeitura de Varginha iniciou no início desse mês, a construção, no Estádio Municipal Dilzon Melo, no bairro Padre Vitor, de uma mini usina geradora de energia fotovoltaica, considerada uma das maiores mini geradoras públicas de energia elétrica 100% limpa, por meio da luz do sol, não poluente da região.
No local , serão instalados 420 módulos solares fotovoltaicos bifaciais de alto rendimento de 600 wp, com 06 inversores weg de potência de 40 W, que proporcionarão a geração de 450 mil kwh ao ano, para ser distribuído e compensado em diversos prédios públicos do município.
O projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento, terá ainda a instalação de um cubículo de alta-tensão para atender a usina geradora e todo o complexo do estádio municipal, resolvendo uma pendência de segurança no local e ainda proporcionará uma economia de r$400 mil reais /ano, com garantia dos equipamentos por 10 anos e vida útil de 25 anos, segundo o Coordenador do Projeto, Pedro Antônio Lopes Gazzola, diretor do Departamento de Geoprocessamento e do Parque de Iluminação Pública Municipal.
Para o Prefeito Vérdi Melo, essa é mais uma grande conquista para Varginha. “Estamos trabalhando para transformar Varginha numa cidade inteligente e auto suficiente na geração de energia. já instalamos energia fotovoltaica em todas as unicidades da Educação e iniciamos nas unidades de Saúde, realizamos a substituição de todas as luminárias de vapor de sódio da cidade pela tecnologia led, contribuindo com o meio ambiente, e agora estamos instalando câmeras de segurança com reconhecimento facial nas principais vias da cidade e espaços públicos, disse o prefeito.