De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, a transmissão foi “acidental” e é “muito baixo” o risco de que haja propagação em larga escala do vírus.
“Nenhum caso humano de H10N3 foi relatado no mundo [até então], e o vírus entre as aves é de baixa patogenicidade.
Este caso é uma transmissão ocasional de aves para humanos, e o risco de disseminação em grande escala é extremamente baixo”, lê-se no comunicado.
O infectado é um homem de 41 anos, que vive em Zhenjiang, na província de Jiangsu.
Ele começou a sentir sintomas, como febre, em 23 de abril. Foi internado 5 dias depois, quando seu estado de saúde se agravou.
Segundo a Comissão, sua condição evoluiu de forma positiva e ele deve receber alta em breve. As autoridades da China informaram que entraram em contato com pessoas próximas ao paciente e que não foram encontradas “anormalidades”.
O H10N3 é um subtipo do vírus Influenza A, também conhecido como vírus da gripe aviária.
Yang Zhanqiu, vice-diretor do Departamento de Biologia Patogênica da Universidade de Wuhan, disse ao jornal Global Times que o vírus é normalmente letal para aves.
Ele explicou também que o H10N3 pode se espalhar por meio de gotículas respiratórias –processo semelhante ao do Sars-CoV-2, coronavírus causador da covid-19.
Yang disse que provavelmente foi por meio de gotículas que o homem foi infectado.
Ele afirmou que não há evidências de que exista a transmissão entre humanos e ressaltou que o vírus apresenta baixo risco para os humanos.
COM: AIN